Planalto

Classe média será fortalecida pelo acesso dos jovens à educação de qualidade

O primeiro painel do Seminário Políticas Públicas sobre a Nova Classe Média destacou os valores dessa classe social. Com moderação de Mirela de Carvalho, o painel “Identidade e Valores da Nova Classe Média”, abordou o comportamento das pessoas que vivem nessa faixa social. O diretor presidente do Data Popular, Renato Meirelles, afirmou que os jovens brasileiros são os responsáveis pelo início, pela sustentação e pelo crescimento dessa nova classe média. “O acesso dos jovens a uma educação de qualidade traz as melhores perspectivas possíveis em relação ao crescimento sustentável desta classe social,” afirmou Meirelles.

Eduardo Giannetti, do Instituto de Ensino e Pesquisa, afirmou que a rapidez do crescimento da classe média deve fazer com que o brasileiro e o governo tenham alguns cuidados. “A nova classe média tem um alto poder de consumo e acesso facilitado ao crédito e por isso deve haver uma atenção redobrada ao endividamento das famílias”, disse Giannetti.

Marcio Pochmann, do Instituto de Pesquisa e Estudos Aplicados (IPEA), acredita que ampliação de postos de trabalho nos último 10 anos é um dos fatores para o surgimento da classe média. No entanto, faz uma ressalva sobre a qualidade destes postos de trabalho. “ Quase 50% desses postos de trabalho são de até dois salários mínimos, então é preciso uma melhor qualificação dos jovens para que eles possam aspirar postos de trabalho mais altos e qualificados, o que fará com que a classe média e o país cresçam de forma sustentada”, disse Pochmann.
 

Fonte:
Portal Brasil
Secretária de Assuntos Estratégicos 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Classe média será fortalecida pelo acesso dos jovens à educação de qualidade. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/classe-media-sera-fortalecida-pelo-acesso-dos-jovens-a-educacao-de-qualidade/ Acesso em: 19 abr. 2024