Planalto

Ministério da Agricultura repassa recursos para combater doenças em Mato Grosso do Sul

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, assinou nesta quarta-feira, 3 de agosto, um convênio de defesa sanitária animal com o estado de Mato Grosso do Sul. O acordo foi firmado na presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do governador André Puccinelli (PMDB).

“As ações em Mato Grosso do Sul são uma referência em relação aos controles realizados pelo ministério. Queremos reforçar essa estrutura e ampliar alguns pontos. O sistema de defesa inclui várias metas e precisamos somar esforços para fazer um combate forte à questão da clandestinidade também”, destaca Jardim.

O objetivo do convênio é estruturar e manter o Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa) para controle, erradicação e prevenção das doenças dos animais. Serão combatidas enfermidades como febre aftosa, peste suína clássica, vaca louca, brucelose e tuberculose, influenza aviária e raiva dos herbívoros, entre outras.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, já foram assinados convênios semelhantes com os estados da Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais. Os acordos são plurianuais, com duração de cinco anos, ou seja, de 2011 a 2015. No total, entre as quatro unidades, foram liberados R$ 28,6 milhões em recursos para serem utilizados no ano de 2011.

“O foco é manter os avanços que já foram conquistados e melhorar o status sanitário dos estados, além de harmonizar procedimentos em todo o país”, ressalta.

Os contratos prevêem metas obrigatórias, estabelecidas pelo ministério, que os estados precisam cumprir para continuarem participando dos convênios. Entre os planos de trabalho determinados estão capacitação do Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais (Gease), instalação ou melhoria estrutural de centro de triagem laboratorial e estruturação (ou manutenção) de equipes volantes de fiscalização de trânsito animal de produtos.
 

Fonte:
Ministério da Agricultura

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministério da Agricultura repassa recursos para combater doenças em Mato Grosso do Sul. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/ministerio-da-agricultura-repassa-recursos-para-combater-doencas-em-mato-grosso-do-sul/ Acesso em: 28 mar. 2024