Planalto

Plano do Espírito Santo para combater a miséria complementará o Bolsa Família

O governo do Espírito Santo vai complementar o Programa Bolsa Família com R$ 50. O governador Renato Casagrande anunciou a medida durante seminário sobre os planos federal e estadual de combate à extrema pobreza, nesta quarta-feira (3), na capital capixaba, na presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello.

Em junho, o Espírito Santo lançou e o Programa Incluir, em “total sintonia” com o Plano Brasil Sem Miséria, segundo do governador. “Uma das ações que estamos fazendo é a complementação do Bolsa Família em R$ 50”, afirmou, ressaltando a importância dos municípios na execução do programa. No estado, a meta é retirar da extrema pobreza 145 mil capixabas, dos quais 89 mil vivem em áreas urbanas.

Promovido pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, o seminário reúne prefeitos e gestores das 78 cidades do estado. A ministra Tereza Campello apresentou o Brasil Sem Miséria, cuja meta é retirar da extrema pobreza 16,2 milhões de brasileiros.

“Estamos inaugurando um modelo de seminário. A ideia é levar uma força-tarefa a todos os estados, com o objetivo de capacitar os gestores municipais para traçar ações conjuntas de enfrentamento à miséria”, afirmou, destacando que o êxito do plano depende da parceria com os municípios, considerados pelo MDS parceiros prioritários.

A proposta do encontro é definir ações conjuntas para localizar, por meio da estratégia da busca ativa, e cadastrar as famílias que ainda não acessam serviços e benefícios oferecidos pelo poder público. Elas serão incluídas nos programas de transferência de renda, nas oportunidades de inclusão produtiva e nos serviços de saúde, educação e assistência social, entre outros. “O principal desafio é a busca ativa para identificar com precisão as famílias que realmente precisam do apoio do Estado”, explicou o secretário Rodrigo Coelho.

O MDS também participa do evento com oficinas sobre Bolsa Família, Sistema Único de Assistência Social (Suas), programas de segurança alimentar e nutricional e da área de avaliação da informação. O seminário se encerra nesta quinta-feira (4).
 

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Social

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Plano do Espírito Santo para combater a miséria complementará o Bolsa Família. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/plano-do-espirito-santo-para-combater-a-miseria-complementara-o-bolsa-familia/ Acesso em: 20 abr. 2024