STF

Ministro rejeita tramitação de ADI contra normas de Mato Grosso sobre juízes

Ministro rejeita tramitação de ADI contra normas de Mato Grosso sobre juízes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou ação ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra normas de Mato Grosso envolvendo a organização do Judiciário estadual. O ministro não conheceu de parte da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4379, e julgou prejudicados pedidos por perda superveniente de objeto.

Na parte não conhecida, a ação questionava o artigo 29 do Código de Organização Judiciária local (Lei estadual 4.964/85), que trata de deslocamento de magistrados. De acordo com o ministro, a lei foi editada em data anterior à Constituição de 1988, fato que exclui a hipótese de questionamento por ação direta de inconstitucionalidade.

A entidade também contestava os artigos 35, LX, e 43, II, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e o Provimento 36/2009 da Corregedoria-Geral do TJ-MT. Nesses casos, o ministro considerou que houve perda de objeto, pois os itens do regimento foram revogados por emenda posterior (15/2010) e a norma da Corregedoria foi substituída por novo provimento (CGJ 3/2010).

DZ/CR
 
Leia mais:
10/02/2010 – AMB pede a inconstitucionalidade de normas do Mato Grosso sobre juízes

 

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministro rejeita tramitação de ADI contra normas de Mato Grosso sobre juízes. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/ministro-rejeita-tramitacao-de-adi-contra-normas-de-mato-grosso-sobre-juizes/ Acesso em: 29 mar. 2024