STF

PGR questiona lei catarinense sobre novas demarcações de parque estadual

PGR questiona lei catarinense sobre novas demarcações de parque estadual

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5385, em que questiona dispositivos da Lei 14.661/2009, do Estado de Santa Catarina, que reavalia e define limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e institui o Mosaico de Unidades de Conservação da Serra do Tabuleiro e Terras de Massiambu, entre outras providências.

De acordo com a ação, “as alterações promovidas pela lei estadual contribuem de maneira crucial para a degradação dos ecossistemas da região, porquanto efetuaram verdadeiro retalhamento e descaracterização da unidade de conservação de proteção integral, resultando em grave retrocesso de proteção ecológica e debilitação das áreas de Mata Atlântica existentes do parque”.

Para o procurador-geral, “a lei padece de vícios de inconstitucionalidade material", por afrontar regras e princípios de direito ambiental expressos na Constituição de 1988. Dessa forma, a ADI 5385 pede a concessão de medida cautelar para suspensão de eficácia das normas impugnadas e, no mérito, a declaração de inconstitucionalidade dos artigos 4º, caput e inciso II, 12, 13, 14 e 15 da Lei 14.661/2009, do Estado de Santa Catarina.

O relator da ação é o ministro Marco Aurélio.

FS/FB
 

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PGR questiona lei catarinense sobre novas demarcações de parque estadual. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/pgr-questiona-lei-catarinense-sobre-novas-demarcacoes-de-parque-estadual/ Acesso em: 28 mar. 2024