STF

Ministro Barroso apresenta palestra na conferência nacional da OAB

Ministro Barroso apresenta palestra na conferência nacional da OAB

Ao abrir as debates na XXII Conferência Nacional dos Advogados, nesta segunda feira (20), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Brasil precisa, urgentemente, de uma reforma política capaz de baratear custo das eleições, ajudar a formar maiorias estáveis de sustentação do governo e dar autenticidade programática aos partidos políticos. O evento, que começou hoje e prossegue até quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal e seccional do RJ.

O tema da conferência magna apresentada pelo ministro Barroso foi “Estado, Sociedade e Direito: diagnósticos e propostas para o Brasil”.

Reforma política

Sobre a reforma política, o ministro apontou que o ideal é que os candidatos eleitos este ano, presidente da República e congressistas, trabalhando em conjunto, consigam aprovar uma reforma. Se não for possível, o ministro defende que seja realizado um plebiscito, com o fim de ouvir a população sobre as melhores formas de sistema eleitoral, natureza das listas partidárias e financiamento de campanha.

O ministro Luís Roberto Barroso defendeu, ainda, uma mudança no patamar ético da sociedade brasileira. "Respeitar o outro e conviver com a divergência não significa abrir mão de si, mas apenas aceitar o pluralismo e a diversidade. O foco dos debates deve ser o argumento e não a pessoa que o enuncia." Segundo ele, há um péssimo hábito no Brasil de desqualificar moralmente quem está do lado oposto. Assim, em lugar do debate racional sobre qual a melhor solução, "deflagra-se um debate passional sobre quem tem mais virtude e quem tem menos virtude pessoal".

Direito

Ao tratar sobre o Direito no Brasil, Barroso disse que o Supremo Tribunal Federal não deve funcionar como a terceira ou quarta instância da Justiça brasileira, por não ser este o papel de nenhuma corte suprema ou tribunal constitucional do mundo. "O papel do STF é o de julgar as grandes questões que afetam à sociedade brasileira, à luz da Constituição, bem como fornecer as linhas jurisprudenciais que vão orientar os demais juízes e tribunais do país. Para tanto, precisa julgar com tempo de reflexão, qualidade e visibilidade", disse.

O ministro ainda defendeu uma redução drástica do foro por prerrogativa de função. Para ele, somente o presidente e o vice-presidente da República, os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do STF e o procurador-geral da República deveriam conservar o foro especial. Para os demais agentes, o ministro defendeu a criação de uma Vara Especializada em Brasília, no 1º grau de jurisdição, cujo titular seria escolhido pelo STF para um mandato de quatro anos.

Sociedade

Na conferência, o ministro salientou a necessidade de criar instituições acadêmicas de ponta no país e de uma maior participação da sociedade civil na condução da coisa pública. “É cômoda a postura de ficar inerte e atribuir tudo à ineficiência ou à corrupção do Poder Público. Mas é uma atitude que não serve bem ao país. Nem tudo pode ou deve ser feito pelo Estado”, disse ele ao afirmar que a iniciativa privada é melhor geradora de riquezas que o Estado.

Ao encerrar sua participação na abertura do evento, o ministro disse acreditar que o Brasil foi um dos maiores sucessos do século XX, transformando-se em uma das dez maiores economias do mundo.

“Agora, ao longo do século XXI, vamos enfrentar o abismo social brasileiro, com educação, empreendedorismo e serviços públicos de qualidade. E então, com atraso, mas não tarde demais, chegaremos finalmente ao futuro, oferecendo um exemplo de civilização para o mundo, com justiça social, liberdades públicas, diversidade racial, pluralismo cultural e alegria de viver”, concluiu Luís Roberto Barroso.

MB/EH
 

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministro Barroso apresenta palestra na conferência nacional da OAB. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/ministro-barroso-apresenta-palestra-na-conferencia-nacional-da-oab/ Acesso em: 19 abr. 2024