TSE

Brasil Eleitor destaca parcerias da Justiça Eleitoral com Forças Armadas e OAB

A edição desta semana do Brasil Eleitor apresenta, em duas reportagens, as parcerias que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu para garantir que nenhum eleitor brasileiro fique sem exercer o direito ao voto. A primeira delas, firmada com as Forças Armadas, garante a segurança em todos os pleitos, além de oferecer apoio logístico à Justiça Eleitoral para que a votação ocorra até nos mais remotos recantos do país.

A outra parceria foi feita com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no início de julho. O objetivo é estimular o voto limpo nas eleições municipais de 2012 e garantir a aplicação da legislação eleitoral, particularmente a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). A assinatura do protocolo de cooperação entre TSE e OAB ocorreu em solenidade realizada na sede do Tribunal, em Brasília, e contou com a participação de diversos presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

De acordo com o documento, o TSE incentivará os TREs, as Zonas Eleitorais, o Conselho Federal da OAB e as suas seccionais e subseções a promover campanhas com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância do voto limpo e do respeito à legislação eleitoral para o fortalecimento da democracia no Brasil.

Mesários

O programa também traz matéria sobre os mesários voluntários ? cidadãos que se oferecem para trabalhar nos dias de votação. A Justiça Eleitoral está recebendo inscrições dos interessados por meio dos sites dos TREs.

Nesta edição, o Brasil Eleitor aborda, ainda, a questão da inelegibilidade por grau de parentesco, prevista na legislação eleitoral. Outro destaque do programa é o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que neste ano foi realizado em Fortaleza-CE, de 27 a 29 de junho. O Brasil Eleitor foi um dos finalistas na premiação realizada durante o evento.

A iniciativa do TRE baiano, batizada de ?SMS Eleitoral?, também é apresentada nesta edição do programa. O serviço é mais um canal de comunicação entre o TRE-BA e os servidores da Justiça Eleitoral do interior do Estado. 

Alcance

O Brasil Eleitor estreia neste sábado (14), às 7h, pela TV Cultura, e vai ao ar também no domingo (15), às 20h30, pela TV Justiça. O programa é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.

Os vídeos também podem ser vistos na Agência de Notícias da Justiça Eleitoral e no canal oficial do TSE no YouTube: http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

MG/RR


Fonte: TSE

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Brasil Eleitor destaca parcerias da Justiça Eleitoral com Forças Armadas e OAB. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/tse/brasil-eleitor-destaca-parcerias-da-justica-eleitoral-com-forcas-armadas-e-oab/ Acesso em: 20 abr. 2024