MPF

MPF/MS investiga cessão de área do Incra para Força Nacional de Segurança Pública

O Ministério Público Federal (MPF) em Ponta Porã (MS), por meio do procurador da República Luís Cláudio Senna Consentino, instaurou inquérito para apurar a cessão, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de área de 34,5 hectares do assentamento Itamarati para a construção de uma base aérea da Força Nacional de Segurança Pública. 

O MPF solicitou ao superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Waldir Nascimento, e ao secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, cópia do termo de cessão da área do assentamento para a Força Nacional de Segurança Pública. O Incra e a Secretaria Nacional de Segurança Pública devem ainda informar qual a base legal que fundamentou a cessão da área.

O MPF também quer saber qual a utilidade para o Programa Nacional de Reforma Agrária e quais serão os benefícios da instalação da base aérea para os trabalhadores rurais do Assentamento Itamarati.

As informações devem ser enviadas no prazo de dez dias, a partir do recebimento dos ofícios de solicitação.

Para o procurador Luís Cláudio Senna Consentino, a cessão da área "em princípio, parece um desvirtuamento da destinação das terras desapropriadas por interesse social para fins exclusivos de reforma agrária, uma vez que a construção da base aeroespacial não trará melhoria na qualidade de vida e de produção dos trabalhadores rurais assentados no Itamarati, além de frustrar a destinação originária das terras desapropriadas, que é a implementação da Política Nacional de Reforma Agrária".

Caso seja apurada ilegalidade, o MPF pode requerer a anulação do ato e a responsabilização dos envolvidos.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul
(67) 3312 7265 / 3312 7283
ascom@prms.mpf.gov.br

 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/MS investiga cessão de área do Incra para Força Nacional de Segurança Pública. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-ms-investiga-cessao-de-area-do-incra-para-forca-nacional-de-seguranca-publica/ Acesso em: 20 abr. 2024