MPF

Em Guajará-Mirim (RO), MPF denuncia 45 pessoas que atuavam em duas organizações criminosas

A atuação do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) no combate ao crime tem se intensificado na região de Guajará-Mirim (RO). Em duas ações penais, o MPF denunciou à Justiça Federal 45 pessoas envolvidas em duas organizações criminosas.

O total de 21 pessoas foram denunciadas por tráfico internacional de drogas. Através de investigações realizadas pela Polícia Federal, algumas com autorização da Justiça, foi possível apreender, em várias operações coordenadas, 154,4 quilos de cocaína e de pasta base e comprovar que o grupo atuava de forma organizada. Nove pessoas já estão presas.

As pessoas envolvidas na organização criminosa vão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas. Como a região de Guajará-Mirim faz fronteira com a Bolívia, as penas para esses crimes transnacionais são maiores e, no total, podem ultrapassar 25 anos de prisão. Dois dos denunciados responderão também por corrupção de menor.

Na segunda ação penal, o MPF denunciou, por fraudes e desvios de recursos públicos, 24 pessoas, a maior parte servidores/as públicos/as e agentes políticos/as. Os recursos desviados pelo grupo foram repassados através de convênios com a União e destinavam-se à construção da escola Pró-Infância e à ampliação da Unidade de Saúde Carlos Chagas. As provas foram obtidas mediante interceptações telefônicas e buscas e apreensões autorizadas pela Justiça.

Na denúncia, o MPF afirma que as empresas que participaram das licitações combinavam qual apresentaria a proposta vencedora em cada concorrência. As fraudes envolviam ainda o uso de empresas fantasmas, direcionamento e dispensas indevidas de licitações, medições falsas e pagamentos indevidos.

As pessoas denunciadas responderão às acusações de terem praticado os crimes de peculato (uso do cargo público para se beneficiar de bem público), corrupção, concussão (uso do cargo público para exigir vantagem indevida), lavagem de dinheiro, associação criminosa, além de crimes da Lei das Licitações. As penas somadas ultrapassam 30 anos de prisão.

 

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal em Rondônia

(69) 3216-0511 / 8431-9761

prro-ascom@mpf.mp.br

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Em Guajará-Mirim (RO), MPF denuncia 45 pessoas que atuavam em duas organizações criminosas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/em-guajara-mirim-ro-mpf-denuncia-45-pessoas-que-atuavam-em-duas-organizacoes-criminosas/ Acesso em: 28 mar. 2024