MPF

10 Medidas: campanha é apresentada a alunos de faculdade no Rio de Janeiro

Cerca de cem alunos e professores da Faculdade Béthencourt da Silva (Fabes) conheceram na noite de ontem, 20 de outubro, as dez propostas do Ministério Público Federal para aperfeiçoar o combate à corrupção no Brasil. A procuradora regional da República Mônica de Ré falou sobre a campanha 10 Medidas contra a Corrupção e esclareceu as dúvidas do público.

A procuradora lembrou casos emblemáticos de corrupção ocorridos nas últimas décadas para traçar o quadro de impunidade que estimula os crimes contra a administração pública. Explicou ao público que o corrupto avalia a relação entre custo e benefício da ilegalidade, ciclo que as dez medidas propostas pelo MPF pretendem ajudar a romper. “As pessoas que cometem este tipo de crime dificilmente são processadas e condenadas a penas de prisão”, avaliou Mônica de Ré ao convocar a ajuda da sociedade para reverter o quadro.

As dez medidas buscam a maior eficácia do sistema de Justiça, com a aplicação de penas mais severas, maior celeridade nos processos e recuperação do dinheiro desviado. Propõem, por exemplo, a criminalização do enriquecimento ilícito e do caixa dois, além da responsabilização de partidos políticos. Também pretendem tornar crime hediondo o desvio de altos valores. A campanha busca 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo de tornar mais efetiva a legislação de combate à corrupção.

Professores da Fabes manifestaram seu apoio à campanha, que consideraram uma oportunidade de a sociedade efetivamente cobrar mudanças na legislação. Os alunos perguntaram fundamentalmente sobre resultados da Operação Lava Jato e mostraram a sua preocupação com a efetividade de possíveis punições. Na oportunidade, a direção da instituição de ensino entregou as listas de apoio já assinadas e se comprometeu a coletar mais assinaturas.

A atividade desta terça-feira fez parte da programação do "9º Outubro de Eventos", série de palestras promovida pela Fabes e relacionadas à administração, ciências contábeis e sociedade.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9051/9199
Twitter: @mpf_prr2
 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. 10 Medidas: campanha é apresentada a alunos de faculdade no Rio de Janeiro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/10-medidas-campanha-e-apresentada-a-alunos-de-faculdade-no-rio-de-janeiro/ Acesso em: 19 abr. 2024