MPF/RJ celebra acordo para a implantação de projeto de restauração no entorno da Floresta da Cicuta | Portal Jurídico Inv

MPF/RJ celebra acordo para a implantação de projeto de restauração no entorno da Floresta da Cicuta

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) propôs Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a implementação de projeto de restauração florestal no entorno da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Cicuta. O TAC firmado pelo MPF, pela prefeitura de Volta Redonda, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela empresa Linhas de Taubaté Transmissora de Energia tem como objetivo formalizar o projeto de reflorestamento na área de dez hectares disponibilizada pela prefeitura para compensar a que vai ser utilizada para a implantação de uma torre da empresa transmissora de energia.

Veja a íntegra do TAC aqui.

As partes que assinaram o TAC comprometeram-se a atuar em parceria no acompanhamento e avaliação das ações previstas no termo de compromisso, mantendo a transparência e a comunicação necessárias entre si, além de designar e disponibilizar técnico com experiência para acompanhar as atividades. Também foi firmado o acompanhamento do ICMBio na implementação do projeto, do plantio ao final do período de manutenção, mediante a notificação prévia de qualquer intervenção, vistoria ou reunião realizada.

Ainda de acordo com o documento, a prefeitura de Volta Redonda deve garantir o acesso das equipes da Linhas de Taubaté e da ICMBio às áreas do projeto. O ICMBio deve realizar reuniões em conjunto com a empresa transmissora de energia, analisando os relatórios semestrais a serem entregues por esta e se manifestando sobre os trabalhos realizados, em especial sobre o cumprimento dos prazos. Já a empresa Linhas de Taubaté deve manter toda a área do projeto em boas condições de manutenção, facilitar o acompanhamento dos trabalhos ao longo de todo o processo e apresentar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) dos profissionais responsáveis pela execução do projeto.

"O reflorestamento da área no entorno da floresta da cicuta é um importante ato de melhoria das condições ambientais da Unidade de Conservação Federal em Volta Redonda, garantindo a preservação do ecossistema local e a qualidade da água do rio Brandão", afirma o procurador da República Rodrigo Timoteo da Costa e Silva.

O descumprimento dos compromissos assumidos no TAC, sem justificativa, implicará no pagamento, por parte da empresa Linhas de Taubaté Transmissora de Energia, de multa diária de R$1 mil até o cumprimento integral das obrigações assumidas junto ao ICMBio.  O Projeto de Restauração Florestal deverá ser concluído em um prazo de 5 anos, incluído neste o período de 3 anos de monitoramento da área restaurada.

Floresta da Cicuta - A Floresta da Cicuta é uma área de relevante interesse ecológico (ARIE), instituída pelo Decreto Federal nº 90.792/1985 que se caracteriza como unidade de conservação de uso sustentável. Está situada na Fazenda Santa Cecília, nos municípios de Volta Redonda e Barra Mansa.

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3971-9488/9460
www.prrj.mpf.mp.br



Fonte: MPF
 

Seção: Notícias
Categoria: MPF

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. MPF/RJ celebra acordo para a implantação de projeto de restauração no entorno da Floresta da Cicuta . Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 20 Out. 2015. Disponível em: investidura.com.br/noticias/228-mpf/333365-mpf-rj-celebra-acordo-para-a-implantacao-de-projeto-de-restauracao-no-entorno-da-floresta-da-cicuta-. Acesso em: 23 Ago. 2019

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO