MPF

MPF/CE: Educadores participam de oficina sobre bom uso da internet

Educadores sociais e da rede pública de ensino de diferentes cidades do Ceará participaram, nesta segunda-feira, 19 de outubro, de oficina sobre segurança na internet, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF/CE), Safernet e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) na cidade de Fortaleza. Discutindo temas como ciberbullying, sexting, aliciamento e crimes de ódio, o treinamento visa promover a cidadania no mundo digital, através do uso seguro, consciente e responsável da rede mundial de computadores.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Nilce Cunha Rodrigues, ressaltou, na abertura do evento, a importância de capacitar educadores para que crianças, adolescentes e jovens também possam, com a aplicação do conteúdo da oficina nos espaços de ensino, conhecer melhor os riscos de expor informações na internet.

De acordo com pesquisa apresentada pela Safernet no evento, 83% das crianças e adolescentes brasileiros de 10 a 15 anos usam a internet e entre os jovens de 16 a 24 anos esse percentual sobe para 89%. Rodrigo Nejm, diretor de educação da organização não-governamental, adverte que apesar do conhecimento técnico para operacionalizar aparelhos com conexão à rede, como notebooks, tabletes e celulares, esse público sabe pouco sobre segurança, ética, cidadania e direitos na internet.

Eugênio Lopes, que trabalha no setor de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e era um dos 126 educadores que participaram da oficina, relata que nas reuniões com professores sempre aparecem relatos de problemas com mal uso da internet pelos alunos. "Isso gera diversas dificuldades no ambiente escolar, fora a dificuldade de concentração em sala de aula", disse.

Os educadores esperam que a oficina sirva como um primeiro passo para que essa discussão possa ser levada para as escolas e comece a ser tratada com a importância que o tema merece. "Se o professor tem condições de orientar os alunos sobre os cuidados que eles têm que ter para usar bem a internet, com certeza essa realidade vai melhorar bastante", afirmou a educadora Elaine Silva de Oliveira.

MPF e Safernet estão promovendo a oficina sobre segurança na internet em dez cidades brasileiras, número que será ampliado no próximo ano. Fortaleza foi a sétima cidade a receber o evento, que já passou por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG) e será realizado ainda em João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Brasília (DF).

Durante as oficinas, que integram o projeto "Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas, os educadores recebem dicas e sugestões de como abordar o tema em conteúdos programáticos dentro da sala de aula, assim como sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas que abordem o uso seguro e cidadão da internet. São mostrados ainda dados técnicos sobre privacidade e segurança, canais para denúncias e alertas sobre o uso excessivo da rede.

Os participantes ganham ainda exemplar da cartilha "Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?" – produzida em cooperação com o Ministério Público Federal. 

Clique aqui para acessar a cartilha.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
prce-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_ce
Facebook: /MPFederal

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/CE: Educadores participam de oficina sobre bom uso da internet. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-ce-educadores-participam-de-oficina-sobre-bom-uso-da-internet/ Acesso em: 28 mar. 2024