MPF

Justiça acata pedido do MPF/DF e determina prisão de Wagner Canhedo Filho

A pedido do Ministério Público Federal em Brasília (MPF/DF), a Justiça determinou a prisão preventiva do empresário Wagner Canhedo Filho. Principal gestor do grupo que atua nos setores de hotelaria e de transportes no Distrito Federal, Canhedo Filho é investigado pelos crimes de fraude à execução, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O caso é apurado desde o ano passado pelo Núcleo Criminal do MPF e pela Polícia Federal. Com a prisão, os investigadores pretendem garantir o fim de práticas adotadas com o propósito de impedir a execução de dívidas tributárias. A estimativa da Procuradoria da Fazenda Nacional (PFN) é que as fraudes cometidas pelo grupo empresarial tenham causado um prejuízo de R$ 875 milhões aos cofres públicos.

Em maio deste ano, outras medidas já haviam sido aplicadas ao grupo empresarial. Na época, uma ordem judicial determinou o cumprimento de vários mandados de busca e apreensão e ainda o afastamento dos gestores do controle administrativo de empresas do grupo. Naquele momento, a suspeita era a de que Canhedo Filho usava empresas fantasmas, abertas em nomes de laranjas, para movimentar o dinheiro arrecadado pelo complexo empresarial impedindo, dessa forma, o cumprimento de execuções fiscais. A apuração já identificou pelo menos seis empresas que teriam sido usadas na prática.

Três meses mais tarde, novas informações reunidas pelos investigadores revelaram que o empresário mantém a prática. “Canhedo Filho migrou seu esquema para a utilização de outras empresas até então não conhecidas e também não atingidas pelos bloqueios judiciais no âmbito da Execução Fiscal, dentre as quais seguramente a Cooperativa de Transportes Alternativos e Autônomos do DF”, detalha um dos trechos do documento enviado à Justiça com o pedido de prisão preventiva.

Como prova da triangulação ilegal, o MPF cita que, no dia 28 de agosto, por exemplo, o empresário sacou mais de R$ 1,2 milhão de uma conta bancária em nome da Cooperativa que, anteriormente, havia recebido depósitos vultosos da principal empresa do grupo. No documento, o MPF relata ainda que a sede da Coota-DF foi alterada “justamente para o mesmo endereço das empresas de fachada utilizadas pelo grupo Canhedo em seu esquema fraudulento”. O responsável pela cooperativa é Gilbson Luna Gadelha que já prestou depoimento à polícia e confirmou as suspeitas.

Além da prisão, cujo mandado já foi cumprido pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (9), também foi solicitado que o empresário seja proibido de deixar o país. Os investigadores justificam que diante do “robusto” poder econômico, o risco de fuga é inafastável, o que poderia colocar em risco a aplicação da lei penal.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460/5459
prdf-ascom@mpf.mp.br

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Justiça acata pedido do MPF/DF e determina prisão de Wagner Canhedo Filho. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/justica-acata-pedido-do-mpf-df-e-determina-prisao-de-wagner-canhedo-filho/ Acesso em: 29 mar. 2024