MPF

MPF/MG: educadores da rede pública de ensino receberão treinamento sobre o uso seguro da internet

Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, que o Ministério Público Federal, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, promove na próxima quinta-feira, 8 de outubro, e que reunirá mais de 200 educadores da rede pública de ensino em Minas Gerais.
 
A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). 
 
A proposta é oferecer a professores e demais educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting (divulgação de conteúdos eróticos e sensuais pelo celular), aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

O projeto visa contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições de ensino.
  
Para o procurador regional dos Direitos do Cidadão substituto, Helder Magno da Silva, "a iniciativa é importante, porque os educadores convivem diariamente com situações nas quais ficam evidentes não só os benefícios do acesso à internet para o compartilhamento de informações, mas também seu lado pernicioso, ao expor crianças e adolescentes a riscos e constrangimentos que derivam, no mais das vezes, de mero desconhecimento".
 
O projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” alinha-se às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação de serviços educacionais que promovam o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico. Ele é coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio do Grupo de Trabalho Comunicação Social, com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).
 
Dez capitais brasileiras irão sediar a oficina sobre o tema: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba, Pernambuco e Porto Alegre. Até o momento, foram capacitados 745 educadores em Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA).
 
As escolas participantes do projeto receberão a cartilha da Safernet “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida em cooperação com o Ministério Público Federal e cuja versão digital está disponível em http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/crianca-e-adolescente/dialogo-virtual-2.0-safernet-2015.

SERVIÇO:
Oficina "Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online"
Data: 08 de outubro de 2015
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório do BDMG
Endereço: Rua da Bahia, 1600 – Bairro de Lourdes – Belo Horizonte/MG

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123.9008 / 9010
No twitter: mpf_mg
 

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/MG: educadores da rede pública de ensino receberão treinamento sobre o uso seguro da internet. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-mg-educadores-da-rede-publica-de-ensino-receberao-treinamento-sobre-o-uso-seguro-da-internet/ Acesso em: 28 mar. 2024