MPF

MPF/MS leva campanha 10 Medidas para ação social em Campo Grande

Uma equipe do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) participou no último sábado, 3 de outubro, da ação social promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no Bairro Santa Luzia, em Campo Grande. O MPF montou um stand para atender o público durante todo o evento, das 8 às 15 h, disponibilizando informações sobre duas campanhas da instituição: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e 10 Medidas contra a corrupção.

Participaram a procuradora da República Danilce Vanessa Camy e os servidores Fernanda Silva Vasconcellos, Luiz Antônio Acosta da Silva, Natal de Siqueira e Silva e Sebastião de Santana e Souza.

Natal aproveitou e levou os filhos, Anna Natália e Natan Felipe, para participar como voluntários da coleta de assinaturas para as 10 Medidas. "Essa é uma causa que vai afetar o futuro deles, então nada melhor que eles participarem desse fato histórico. Eu expliquei o projeto e eles ficaram animados de vir. Precisamos participar da história, não só ler nos livros. Não que as 10 medidas vão resolver todos os problemas, mas toda maratona começa com o primeiro passo", afirma ele.

10 Medidas – O projeto “10 Medidas contra a Corrupção” concentra propostas do Ministério Público Federal para alterar a legislação brasileira e aprimorar o combate a casos de corrupção no país. O objetivo do projeto é coletar assinaturas de cidadãos e cartas de apoio de instituições para que essas propostas sejam apresentadas como projetos de lei de iniciativa popular.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Esse valor permitiria multiplicar por três os investimentos federais em educação ou saúde, ou, ainda, multiplicar por cinco tudo que se investe em segurança pública em todo o país. Seria possível também resgatar da miséria os dez milhões de brasileiros que não conseguem comprar os alimentos necessários para sobreviver.

Combate à pedofilia – A campanha “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Marcas para a vida toda” é uma iniciativa do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS). No Brasil, os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, apesar de muito expressivos, recebem pouca atenção do Poder Público e não têm sido contemplados com políticas públicas efetivas.

Segundo a Polícia Civil, somente no ano passado, foram mais de 1.100 ocorrências em MS envolvendo abuso de vulnerável, números esses que, apesar de significativos, infelizmente estão muito aquém da realidade, em razão da chamada sub-notificação.

Diante disso, entre outras ações em curso, foi elaborada e impressa em parceria com o SESI uma cartilha com informações para prevenir, identificar e encaminhar os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a qual foi distribuída no evento do dia 3.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul

(67) 3312-7265/ 7283

www.prms.mpf.mp.br

PRMS-ascom@mpf.mp.br

www.twitter.com/mpf_ms

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/MS leva campanha 10 Medidas para ação social em Campo Grande. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-ms-leva-campanha-10-medidas-para-acao-social-em-campo-grande/ Acesso em: 28 mar. 2024