MPF

Incra firma acordo com MPF/RR para regularização dos assentados do Nova Amazônia

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) firmaram acordo para garantir a regularização dos ocupantes do Projeto de Assentamento (PA) Nova Amazônia e do PA – Nova Amazônia I, localizados a 30 quilômetros da capital Boa Vista. O termo foi assinado durante audiência de conciliação realizada na semana passada, na 2ª Vara da Justiça Federal de Roraima.

Com o acordo firmado, o Incra se comprometeu a concluir os procedimentos administrativos de exclusão das pessoas irregulares da relação de beneficiários, além de dar destinação regular aos respectivos lotes. A Justiça Federal fixou prazo de 30 a 60 dias para sanar irregularidades que compreendam servidores públicos, pessoas com notificação consumada e lotes abandonados ou objetos de concentração.

Já em relação à demais irregularidades o Instituto se comprometeu a concluir os procedimentos administrativos para a regularização dos lotes no prazo de 180 dias. Ficou obrigado ainda a apresentar documentos que comprovem o cumprimento dos prazos estipulados pelo acordo, sob pena de multa que pode chegar a R$ 120 mil.

Entenda o caso – Após fiscalização realizada pela CGU e pelo MPF/RR em 2013, que identificou a presença de pessoas assentadas em desacordo com o perfil requerido pelo Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), o MPF/RR ajuizou ação civil pública (ACP) pedindo na Justiça o levantamento da situação dos assentados, com a análise do perfil dos beneficiários e a imediata regularização dos ocupantes e das terras adquiridas.

O levantamento iniciado pelo Incra identificou várias irregularidades no ingresso no programa, já que servidores públicos, policiais, aposentados e até empresários foram identificados em desacordo com o perfil do PNRA. Ademais, foi apurado que alguns lotes foram objeto de compra e venda, o que viola as normas estabelecidas.

Com o acordo, os lotes ocupados irregularmente serão destinados a pessoas que possuem efetivamente o perfil do PNRA.

Acesse aqui íntegra do Termo de Audiência de Conciliação

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Roraima
E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
Tel.: (95) 3198-2045/2034
Siga-nos no Twitter: @MPF_RR
Facebook: /ministeriopublicofederalemroraima

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Incra firma acordo com MPF/RR para regularização dos assentados do Nova Amazônia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/incra-firma-acordo-com-mpf-rr-para-regularizacao-dos-assentados-do-nova-amazonia/ Acesso em: 29 mar. 2024