MPF

MPF/ES e MP/ES promovem audiência pública sobre atenção à saúde materna no Norte do Estado

Cerca de 200 pessoas participaram, na tarde dessa quarta-feira, 29 de julho, de uma audiência pública sobre a situação da saúde materna no Norte do Estado. Promovido pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) e Ministério Público Estadual, o evento aconteceu na sede do Lions Clube São Mateus Cricaré, na cidade de São Mateus, com objetivo de colher mais informações da população e promover o diálogo entre os gestores públicos e profissionais de saúde acerca do tema.

Durante a audiência, as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) puderam compartilhar suas experiências e relataram diversas situações críticas. A assessora Flaviane Lopes Francisco, de 40 anos, por exemplo, contou a peregrinação que teve de fazer há oito anos, quando nasceu sua filha Isabela. "Tinha pressão alta e me mandavam pra Colatina. Quando chegava lá, me mandavam de volta para São Mateus. Fiz um ultrassom e o médico falou que se a Isabela não fosse arrancada de mim, em 24 horas, ela morreria. Fui para o Hospital Dório Silva, na Serra, sem as roupas do bebê e ficamos 74 dias internadas, longe de todo mundo, numa cidade totalmente diferente. Graças a Deus minha filha sobreviveu", contou.

Já a promotora de vendas Diana Clarindo Freitas, 39 anos, levou boa parte dos presentes aos prantos ao contar que não teve a mesma sorte de Flaviane. "Tive uma gravidez perfeita e desde o pré-natal minha médica já sabia que minha filha estava sentada dentro da barriga. Estava muito preocupada e, quando chegou a hora do parto, fui para o hospital animada. Seria a primeira neta da minha sogra. Mas quando cheguei, o médico me deixou em pé por mais de hora na sala de parto, ninguém me dava atenção. O neném começou a sair, ficou pendurado no meu corpo e a cabeça ficou grudada. Só aí o enfermeiro se desesperou e veio ver o que estava acontecendo. O médico, quando chegou, estava tão sonolento que não sabia se colocava a luva ou se tentava segurar a criança", lembra.

Infelizmente, o bebê de Diana não sobreviveu. "Teve uma hora que o médico tentava puxar a criança e chegou a chamar a equipe de cirurgia, mas depois desistiu. Quando finalmente conseguiu fazer o parto, o neném precisava de uma UTI e nada de surgir a vaga. Só no outro dia conseguiram, mas já era tarde e a criança faleceu", disse, abalada.

A procuradora da República em São Mateus, Walquiria Imamura Picoli, ressaltou que mortes como essa, que são evitáveis, não podem mais ocorrer. "Não há fatalidade nessas mortes, todas foram por falta de estrutura. Não estamos pedindo aqui nada além do mínimo de dignidade para essas mães". A procuradora destacou, ainda, que a audiência pública foi extremamente produtiva.

Soluções – Entre as soluções propostas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual para minimização dos problemas encontrados durante auditorias realizadas pelo Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) em hospitais-maternidade de 11 municípios da região (São Mateus, Conceição da Barra, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Jaguaré, Nova Venécia, Vila Pavão e Boa Esperança), está o compromisso pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) em estruturar, financiar e gerir um hospital regional voltado ao atendimento materno-infantil. Também foi proposto o compromisso dos demais municípios da região em colaborarem para o financiamento desse hospital.

Governo – Como medida emergencial, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Roberto Ferreira, afirmou que o Governo estadual implantará, em 90 dias, uma estrutura de assistência materno-infantil de alto risco na Região Norte do Estado, com a implantação de 10 leitos de UTI neonatal, 10 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários e três Leitos Canguru.  

Além disso, foi instituído um fórum permanente de diálogo sobre a saúde materna na região. A primeira reunião será realizada no dia 13 de agosto, envolvendo Ministérios Públicos, gestores municipais da área da saúde e a Sesa.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério público Federal no Espírito Santo
Fones: (27) 3211-6444 / 3211-6489
e-mail: PRES-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_ES

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/ES e MP/ES promovem audiência pública sobre atenção à saúde materna no Norte do Estado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-es-e-mp-es-promovem-audiencia-publica-sobre-atencao-a-saude-materna-no-norte-do-estado/ Acesso em: 28 mar. 2024