MPF

PRE/DF pede cassação de diploma do deputado federal Roney Nemer

A Procuradoria Regional Eleitoral no DF ajuizou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, recurso contra a expedição de diploma do deputado federal Roney Nemer (PMDB), por conta de inelegibilidade em decorrência de condenação sofrida pelo parlamentar por improbidade administrativa. Nemer foi diplomado na última quarta-feira, 17, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.

No pedido, o Ministério Público Eleitoral afirma que o deputado tornou-se inelegível após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmar a condenação do parlamentar por ato de improbidade administrativa que importou em enriquecimento ilícito e dano ao erário, decisão que manteve a suspensão de seus direitos políticos. Ele foi condenado por receber uma “mesada” em troca de apoio político ao governo de José Roberto Arruda nos anos de 2007 a 2009.

Segundo a PRE-DF, o recurso contra a expedição do diploma é cabível tendo em vista que  o gozo dos direitos políticos é pressuposto para o exercício da investidura em qualquer cargo público. Além disso, o pedido tem amparo na Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, que determina a nulidade do diploma que tenha sido conferido a candidato atingido por declaração de inelegibilidade.

O pedido será analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF.

Número para consulta no TRE: 74661

Leia a íntegra da petição

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional Eleitoral no DF
(61) 3317-4583/4862
www.prr1.mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR1

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PRE/DF pede cassação de diploma do deputado federal Roney Nemer. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/pre-df-pede-cassacao-de-diploma-do-deputado-federal-roney-nemer/ Acesso em: 19 abr. 2024