Cartas

Modelo de carta reclamação por espera excessiva na fila do DETRAN

CARTA RECLAMAÇÃO

 

À direção da sede do Departamento de Trânsito de [ESTADO] – [LOCAL DA SEDE]

Assunto: Reclamação por espera excessiva na fila para atendimento

 

Eu, [nome completo], inscrito no CPF sob o no _______________ e registrado com o no __________ na CNH, residente na Rua [IDENTIFICAR], no _______, CEP ______________, bairro _____________ da cidade de _________________, estado de ___________________, venho apresentar reclamação por espera excessiva na fila para atendimento no dia _______ de [MÊS] de [ANO].

No dia acima especificado, compareci à sede do DETRAN/[SIGLA DO ESTADO] em [NOME DA CIDADE] para renovar a minha Carteira Nacional de Habilitação. Quando cheguei, retirei a senha para atendimento e era [HORÁRIO], conforme provado no arquivo anexo. Contudo, só fui atendido às [HORÁRIO], totalizando ______ horas de espera na fila para atendimento.

Importante ressaltar que devido ao horário restrito de atendimento do DETRAN/[SIGLA DO ESTADO] e da imprescindibilidade da renovação da Carteira Nacional de Habilitação, foi necessário comparecer durante o período de intervalo do meu trabalho. Contudo, devido à espera completamente desproporcional e abusiva, o período de espera ultrapassou o período de intervalo de almoço, o que me fez chegar atrasado no emprego e causou o recebimento de advertência pelo atraso.

Tendo em vista os padrões éticos mínimos de atendimento, o dever de eficiência do serviço público previsto no caput do artigo 37 da Constituição Federal, encaminho esta reclamação a fim de que sejam tomadas providências para melhora no atendimento dos cidadãos e, por fim, que a reclamação seja respondida no prazo máximo de 30 dias, detalhando providências tomadas no sentido de melhora do atendimento.

Caso seja desrespeito este prazo sem qualquer tentativa de diálogo, será enviada cópia desta reclamação para o Governo do Estado de [ACRESCENTAR].

 

[CIDADE], [DIA] de [MÊS] de [ANO].

 

_________[ASSINATURA]_________

[NOME COMPLETO]

 

Dados para envio da resposta:

E-mail:

Endereço:

Telefone:

 

Anexos:

1.    Cópia do documento de identidade

2.    Cópia da Carteira Nacional de Habilitação

3.    Canhoto para senha de fila [com horário de entrada]

4.    Documento que comprova o horário de atendimento

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Modelo de carta reclamação por espera excessiva na fila do DETRAN. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/documentos/cartas/modelo-de-carta-reclamacao-por-espera-excessiva-na-fila-do-detran/ Acesso em: 28 mar. 2024