Cartas

Modelo de reclamação a atendimento em Posto de Saúde (SUS)

CARTA RECLAMAÇÃO

 

À direção do Posto de Saúde de [localidade]

Assunto: Reclamação acerca do atendimento

 

 Eu, [nome completo], compareci ao Posto de Saúde de [localidade] em [dia] de [mês] de [ano], no período [matutino/vespertino/noturno], à procura de atendimento médico, pois minha saúde estava debilitada. Eu apresentava os sintomas de alta febre, dor de cabeça, náusea [descrever o que estava sentindo] e esperava ser atendido pelo médico ali lotado.

Contudo, apesar da evidente urgência, o atendimento foi realizado de modo precário desde minha chegada à recepção. Lá, apenas me informaram de maneira ríspida que não seria possível que eu conseguisse atendimento médico naquela unidade. E mais: em momento algum houve qualquer espécie de orientação por parte dos atendentes, que apenas informaram que não poderia ser ali atendido.

Além de não ter sido atendido por médico, sequer me dirigiram a um enfermeiro para que pudesse conferir meus sinais vitais e demonstrasse a urgência do atendimento, como em qualquer processo de triagem. Repito: apenas me disseram para ir embora, pois não seria atendido.

Por conta do ocorrido, gostaria de formalizar minha reclamação quanto à rispidez com que fui atendido pelos recepcionistas do posto de saúde, por ignorarem a gravidade do meu caso clínico e se restringiram a dizer que eu não seria atendido, sem prestação de qualquer auxílio ou orientação.

Desta forma, caso a reclamação não seja respondida em até 30 dias, detalhando providências tomadas no sentido de melhora do atendimento, será enviado cópia desta reclamação para a Secretaria de Saúde do Município.

 

[CIDADE], [DIA] de [MÊS] de [ANO].

 

_________[ASSINATURA]_________

[NOME COMPLETO]

 

Dados para envio da resposta:

E-mail:

Endereço:

Telefone:

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Modelo de reclamação a atendimento em Posto de Saúde (SUS). Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/documentos/cartas/modelo-de-reclamacao-a-atendimento-em-posto-de-saude-sus/ Acesso em: 28 mar. 2024