Direito Previdenciário

Modelo de contestação – pedido de revisão de aposentadoria por invalidez

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA …. VARA DA JUSTIÇA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO ….

AUTOS Nº …..

O INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, autarquia federal com sede no Distrito Federal e Delegacia Estadual nesta Capital na Rua …. nº …., por sua procuradoria, vem mui r. diante de Vossa Excelência, apresentar

CONTESTAÇÃO

à ação de revisão de aposentadoria por invalidez interposta por ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

PRELIMINARMENTE

1. DA INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA DO JUÍZO

Como se vê da inicial a ação é relativa ao benefício acidentário, sua concessão e renda mensal inicial, envolvendo matéria regulada em lei acidentária (6367/76).

“ACIDENTE DO TRABALHO – COMPETÊNCIA – Julgamento afeto à Justiça comum estadual. Irrelevância de promovida a ação contra a União, suas Autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista – Súmula 501 STF e art. 09, I da CF”. (RT 656/201 – C. comp. 654 – RJ – 105 – 26.09.89 – DJU 31.10.89 – Ação revisional de auxílio por acidente do trabalho).

Assim, nos termos do art. 109, I da CF, requer-se a incompetência absoluta desse Juízo.

2. DA IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA DO PEDIDO

Na forma do disposto no art. 301, X e 267, VI do CPC, os pretensos direitos da A. configuram-se juridicamente impossíveis, vez que o que requerem é vedado em lei por contrariar dispositivos legais vigentes na época da concessão de seu benefício e constitucional, em especial, pela inexistência de disposição legal que determine o que pleiteia a A. (art. 5, II e 37, II DF).

Wellengton M. Pimentel, em Comentários ao CPC, ed. 1973, vol III ensina que:

“Inexiste possibilidade jurídica dentro do ordenamento jurídico a que se submetem ao Juízo, for vedado a concessão do tipo de providência requerida, pelo autor.”

Requer-se a extinção do presente.

DO MÉRITO

Em …. foi registrado o acidente do trabalho ocorrido com a A. em ….

Uma vez que a comunicação foi emitida somente em data de …. a DIB do Benefício foi fixada em …. (16º dia após a emissão da comunicação) e considerado como salário de contribuição, o vigente na data da comunicação do acidente (B/91 – 8/00001).

Foi concedido ….. aposentadoria por invalidez – Acidentária,….. Procedendo revisão do benefício foi determinado que o salário de contribuição considerado seria o do dia do acidente, com DIB em …., porém com início do pagamento em ….

Assim, após a aplicação dos reajustamentos cabíveis desde 08.84, foi recalculado a RMI do B/91 e após, revisando a RMI do B/92.

A A. foi comunicada da revisão na forma Memo ….

Improcedem todas as pretensões manifestada pela A. visto carecer de respaldo legal e infringir disposições vigentes.

A autora requer que se proceda a correção do benefício previdenciário percebida para que retroativamente à data em que foi concedida a aposentadoria por invalidez com base nos valores do dia do acidente.

Na verdade o Instituto já procedeu a revisão requerida, visto que considerou o salário de contribuição como o salário do dia do acidente, ou seja, R$…., com DIB em 20.08.84, mais início do pagamento em 05.10.88, face a comunicação do acidente, portanto, concedendo na revisão além do pedido.

Assim, foi revisado o benefício e considerando os termos da lei 6367/76, art. 5º e demais dispositivos, bem como, art. 232 e segts. 83.080/79 e demais alterações, portanto, inadmitida qualquer pretensão.

E mesmo a Prefeitura Municipal de …. declarou que de 04.08.84 a 19.09.88 a A. recebeu normalmente.

É incabível a ação, improcedentes os pedidos referentes à correção monetária e juros moratórios, bem como, a alegação da equivalência em …. SM, mesmo não fazendo parte do pedido, mesmo porque, o art. 7º, IV da CF veda qualquer vinculação e o art. 58 das DTCF foi regulamentado pelas leis 8212 e 8213/91, que dispuseram sobre as formas de reajustamento.

Este Instituto em sendo Autarquia federal cumpre os estritos termos legais e assim concedeu e revisou o benefício do A.

Finalmente, pré-questiona-se todos os termos legais e Constitucionais citados.

DOS PEDIDOS

Diante do exposto requer-se a total improcedência da ação, com a condenação de custas e honorários.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de contestação – pedido de revisão de aposentadoria por invalidez. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2016. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-previdenciario/modelo-de-contestacao-pedido-de-revisao-de-aposentadoria-por-invalidez/ Acesso em: 28 mar. 2024