Direito de Família

Modelo de pedido de regulamentação de guarda provisória – de acordo com o Novo CPC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DE ……

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….. e ….., com endereço eletrônico em  xx@xx.com, brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residentes e domiciliados na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

PEDIDO DE GUARDA

em favor de ….., brasileiro (a), menos impúbere, residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

Os Requerentes são avós paternos do menor, conforme mostram as certidões de nascimento ora anexas. Os genitores do referido menor eram legalmente divorciados, tendo ficado a guarda dos menores sob a tutela do pai, conforme documentos ora anexos.

Vale esclarecer, que pai e filho conviviam com os ora Requerentes, sob o mesmo teto, isto é, na residência dos últimos.

Ocorre, porém, que em data de …/…/…, o genitor do menor em apreço, veio a falecer, tragicamente, conforme certidão de óbito inclusa.

Dessa maneira o menor permaneceu de fato sob a guarda dos ora Requerentes, os quais continuam prestando ao menor toda assistência de que necessitam, inclusive, escolar, conforme declaração ora anexas.

O casal de REQUERENTES tem rendimento próprio eis que ele é aposentado e ela trabalha como doméstica, devidamente registrada conforme documentação ora encartada.

II. DIREITO

O menos tem, conforme demonstra o art. 19 da Lei 8069/90, direito a ser criado e educado no seio de sua família.

O art. 33 do mesmo diploma legal prescreve que a guarda implica na assistência moral, material e educacional, o que já ocorre perante os requerentes, querendo eles, apenas, legalizarem tal situação.

III. PEDIDOS

O presente pedido tem o fim especial de legalizar essa situação, até mesmo para o bem do próprio menor.

Isto posto, requerem a Vossa Excelência que após a manifestação do M.D. Representante do Ministério Público, se digne, a vista da documentação ora encartada, em deferir o presente pedido de guarda provisória em favor dos REQUERENTES.

Dá-se à causa o valor de R$ ….., nos termos do art. 292 do CPC.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de pedido de regulamentação de guarda provisória – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-pedido-de-regulamentacao-de-guarda-provisoria-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 19 abr. 2024