Direito de Família

Modelo de pedido de expedição de alvará judicial para venda de bem imóvel de menor – condomínio – de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., com endereço eletrônico em  xx@xx.com, residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

ALVARÁ JUDICIAL PARA VENDA DE BEM IMÓVEL DE MENOR

pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

Os Requerentes são, juntamente com sua mãe, proprietários de um terreno situado no lugar …., na Cidade de …., Estado de …., com as seguintes características:

“sito na sede do Município e Comarca do mesmo nome, neste Estado, com a área de …. metros quadrados e as seguintes medidas de confrontações:

Na frente que faz ao norte com a Rua …. n º …., …. metros, e de fundos, que fazem ao sul com terras de …. e de …., com … metros, extrema ao leste com terras de …. e ao Oeste dom ditas de …., situado no lado ímpar da rua acima citada, quadra única, distando da esquina com a Rua …., ao oeste, …. metros, no Bairro …., devidamente registrado no Registro de Imóveis da Comarca de …., neste Estado, sob o nº …. de ordem …., à folhas …. do livro ….”

A meação do imóvel indicado foi de usufruto, que fizeram os avós dos Requerentes …., falecidos respectivamente em data de …. e …., conforme certidões de óbito em anexo.

Ocorre que a mãe dos Requerentes, não reside em imóvel próprio, sendo que possui este, descrito acima.

Pelo o que gasta com habitação e com o salário que recebe, não está conseguindo satisfazer adequadamente as despesas de estudo, vestuário e alimentação, saúde e lazer dos filhos.

II. DIREITO

A presente ação encontra fulcro no art. 1691 do Código Civil Brasileiro, o qual aduz acerca da necessidade de autorização judicial para venda de imóvel de propriedade de menores.

III. PEDIDOS

Isto posto, para que os Requerentes venham a ser atendidos em todas as suas necessidades básicas, tanto presentes como futuras, requer-se autorização judicial para a venda da parte que lhes pertencem expedindo alvará judicial, ouvindo-se primeiramente o Representante do Ministério Público, que também deverá intervir nos demais atos que se fizerem necessários, com o intuito de comprar um outro imóvel no mesmo valor em …..

Para maior segurança dos Requerentes e deste Juízo, requer-se a avaliação prévia do imóvel.

A mãe dos Requerentes e Assistente, comprometem-se, desde logo, a prestar contas dos valores percebidos com a transação da venda.

Por fim, protestam pela produção de prova documental e testemunhal que se fizerem necessárias, e dá-se à presente o valor de R$ …. para efeitos de alçada.

Dá-se à causa o valor de XXX, nos termos do art. 292 do CPC.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de pedido de expedição de alvará judicial para venda de bem imóvel de menor – condomínio – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-pedido-de-expedicao-de-alvara-judicial-para-venda-de-bem-imovel-de-menor-condominio-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 28 mar. 2024