Modelo de pedido de alimentos em decorrência de divórcio - de acordo com o Novo CPC | Portal Jurídico Investidura - Direito

Modelo de pedido de alimentos em decorrência de divórcio - de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA

AUTOS Nº .... / AÇÃO DE DIVÓRCIO

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., com endereço eletrônico em  [email protected], residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE ALIMENTOS

em face de ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., com endereço eletrônico em  [email protected], residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

A requerente é casada com o requerido há mais de .... anos, pelo regime de Comunhão Universal de Bens.

Em virtude da separação a requerida, que nunca trabalhou, posto que sempre dedicou-se a cuidar dos filhos e da casa veio a ser sustentada pela sua filha ....

Entretanto, a mesma vai se casar em .... p.f., de modo que não terá mais condições de arcar com o sustento da mãe.

A ora requerente encontra-se na casa dos .... anos, e assim sendo, tendo em vista que não exerce atividade lucrativa, é dependente, motivo pelo qual pleiteia a presente pensão alimentícia.

Por outro lado o requerido é pessoa que goza de situação financeira estável e exerce atividade lucrativa, de modo que possui condições de arcar com a pensão pleiteada.

II. DIREITO

Diante dos fatos narrados, a autora NECESSITA dos ALIMENTOS para sobreviver, enquanto que o réu tem a POSSIBILIDADE de prover-lhe o pedido. Assim, é de direito da autora a concessão de pensão alimentícia.

III. PEDIDOS

Isto posto, requer com base no artigo 1.704 do Código Civil:

a) A fixação de alimentos na base de .... salários mínimos;

b) Os benefícios da justiça gratuita, bem como os previstos no artigo 5º, parágrafo 5º da Lei 1060/50.

c) A nomeação de um advogado dativo, para acompanhar os demais atos do processo, tendo em vista a impossibilidade dessa defensora locomover-se até esta comarca; bem como a impossibilidade da ora requerente locomover-se até o Estado ...., por falta de condições financeiras.

d) A condenação do requerido nas custas processuais e honorários advocatícios.

Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos.

Requer outrossim, seja ouvida através de precatória, o seu depoimento pessoal.

Dá-se à causa o valor de R$ ....., nos termos do art. 292 do CPC.

Nesses termos, pede deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]


Como referenciar este conteúdo

MODELO,. Modelo de pedido de alimentos em decorrência de divórcio - de acordo com o Novo CPC. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 24 Abr. 2015. Disponível em: investidura.com.br/modelos/direito-da-familia/329071-modelo-de-pedido-de-alimentos-em-decorrencia-de-divorcio-de-acordo-com-o-novo-cpc. Acesso em: 01 Mar. 2021

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO