Direito de Família

Modelo de inventário pelo rito de arrolamento – herdeiros maiores e capazes – partilha amigável – de acordo com o Novo CPC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …. VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….

………………………….. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …., casado pelo regime de comunhão universal de bens com …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …., inscritos no CPF/MF sob nº …., residentes e domiciliados em ….; …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …., casada pelo regime de comunhão universal de bens com …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …. e inscritos no CPF/MF sob nº …., residentes e domiciliados em …. – Município de ….; …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …., casada sob o regime de comunhão universal de bens com …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …., inscritos no CPF/MF sob nº …, residentes e domiciliados em ….; …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …., casada pelo regime da comunhão universal de bens com ….., Cédula de Identidade/RG nº …., inscritos no CPF/MF sob nº ….., residente e domiciliado em …., …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …. e inscrita no CPF/MF sob nº …., residente e domiciliada em …. e …. (qualificação), Cédula de Identidade/RG nº …. e inscrito no CPF/MF sob nº …., residente e domiciliado em ….; por seu procurador adiante assinado ……, (qualificação), advogado inscrito na OAB/… sob nº …. e CPF/MF sob nº …., estabelecido na Rua …. nº …., vêm respeitosamente à presença de V. Exa., para com base no que dispõe o artigo 659 do Código de Processo Civil, propor o presente:

INVENTÁRIO, pelo rito de ARROLAMENTO,

dos bens deixados pelo falecimento de sua mãe e sogra …., para o que prestam as seguintes declarações:

I – A “de cujus”, …., também conhecida como …., faleceu “ab intestato” na cidade de …., no dia …., e era viúva de …., (qualificação) e contava, à época, com …. anos de idade.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I – DA RELAÇÃO DOS BENS:

Compõe o espólio o seguinte bem: 50% (cinquenta por cento) do seguinte imóvel: Um terreno rural com área de …. hectares, ou seja, …. alqueires, situado a …. metros, a oeste da …., no Município de …., desta Comarca, com a denominação de …., com as seguintes confrontações: Ao Sul – do ponto de partida situado a …. metros a oeste do …. na divisa com …. e a margem de uma estrada vicinal, segue na mesma confrontação e rumo …. = …. metros, continuando por linha seca, ainda na confrontação com …. e rumo …. = …. metros, até a est. ….; deste ponto segue por linha seca dividindo com …. nos rumos …., …. metros, e …. = ….. metros, até a est. …. na margem da Estrada. A Oeste – deste ponto segue pela margem da referida Estrada até a est. …. na margem esquerda do …., numa distância de …. metros. Ao Norte da est. …. segue margeando o citado …., a montante, numa distância de …. metros, e rumo …. até a est. ….: A Leste da est. …. segue pela margem do citado …. até a est. …. – em linha sinuosa e numa extensão de …. metros . Relevo: O terreno apresenta um aclive de …. metros de norte para o sul – cotas …. a …. metros de altitude em relação ao nível do mar. Cadastrado no INCRA sob nº …., com área total de …. ha. Avaliado em ….

II – DA RELAÇÃO DE HERDEIROS:

Compõe a relação:

01. …., casado com ….;

02. …., casado com ….;

03. …., casada com ….;

04. …., casada com ….;

Todos casados em regime de comunhão universal de bens.

05. …., viúva;

06. …., divorciado.

III – DO INVENTARIANTE:

Para fins do disposto no artigo 660 CPC, requerem seja nomeado Inventariante, o herdeiro …….. pelo mesmo se achar na administração do bem.

IV – DAS DÍVIDAS:

Não há dívidas ativas ou passivas a declarar.

V – DA PARTILHA:

Declaram os herdeiros, para os fins do artigo 659 do CPC e consoante o que dispõe o artigo 1773 do Código Civil, que estão de acordo que se faça a partilha em partes iguais, do imóvel descrito no item II.

VI – DA QUITAÇÃO DOS TRIBUTOS:

Juntam à presente a “guia GR-….” ,comprovando o pagamento do imposto “causa mortis”, no valor de R$ …. (….).

VII – DAS CERTIDÕES DE DÉBITOS À FAZENDA PÚBLICA

Juntam à presente certidões negativas de tributos da Fazenda Pública Municipal, Estadual e Federal.

Assim, junta a certidão de óbito da “de cujus” os instrumentos procuratórios dos requerentes e certidão atualizada do cartório de Registro de Imóveis.

Dá-se à causa o valor de R$ …. (….), nos termos do art. 292 do CPC.

Termos em que,

Pedem Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de inventário pelo rito de arrolamento – herdeiros maiores e capazes – partilha amigável – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-inventario-pelo-rito-de-arrolamento-herdeiros-maiores-e-capazes-partilha-amigavel-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 28 mar. 2024