Direito de Família

Modelo de cumprimento de sentença de alimentos – pensão alimentícia – descumprimento de obrigações por parte do réu – de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA …. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE …..

Autos nº XXXX

….., brasileiro (a), menor, representado por sua mãe ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

CUMPRIMENTO DE SENTEÇA QUE FIXOU ALIMENTOS

em face de ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

Conforme se verifica nestes autos de Separação Consensual e Partilha de Bens sob nº ……., e Divórcio Judicial autos nº ………., homologados pelo Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da …..ª Vara de Família da Comarca de …….., em data de …./…./…., e …./…./… respectivamente, em fls. …. do pedido inicial, no item ….. foi acordado o seguinte:

“O cônjuge-varão se compromete a pagar pensão alimentícia em favor do filho ………, na base se 1/3 (um terço) dos vencimentos e vantagens, através dos descontos folhas de pagamento junto ao órgão empregador e à disposição da cônjuge-varão”.

Considerando que a Exequente mantém a guarda do filho menor impúbere ora citado nascido em …./…./…., e, havendo urgente necessidade de atendimento médico-psicológico ao mesmo, como também prover sua manutenção, e, considerando que desde o mês de …….. de ……. o ex-marido ………., não mais se dignou em cumprir o estabelecido no item anterior, com a exceção de alguns “míseros trocados” liberados ocasionalmente ficando até então, sob a responsabilidade única da mãe Exequente, suprir praticamente todas as necessidades do filho menor, cujo mesmo, em razão do completo descaso e ausência do pai, vem apresentando já algum tempo problemas de ordem comportamental cumulado com carência de assimilação de aprendizado, conforme demonstra avaliações em relatórios das Psicólogas ………., datado de …/…/… e ……….., datado de …/…/… (docs. junt.)

Quanto às mensalidades do colégio, apesar do “choro”, o pai comprometeu-se em assumir, mesmo pagando com atraso, havendo ainda outras despesas paralelas exigidas, como material escolar, transporte, alimentação, vestuário, assistência médica, e os serviços das profissionais especializadas mencionadas no item anterior. Despesas estas, que vêm sendo custeadas com muito sacrifício pela Exequente, que obrigou-se a vender até o telefone para suprir ao tratamento psicoterapêutico recomendado ao filho menor ……….

II. DIREITO

O débito atualizado se reflete no seguinte demonstrativo:

MÊS/ANO VLR. DEVIDO COEF. DE ATUALIZ. VLR. DEV. ATUALIZADO

III. PEDIDOS

Ante todo o exposto, requer-se a condenação do réu ao pagamento da pensão alimentícia, sob pena de prisão.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de cumprimento de sentença de alimentos – pensão alimentícia – descumprimento de obrigações por parte do réu – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-cumprimento-de-sentenca-de-alimentos-pensao-alimenticia-descumprimento-de-obrigacoes-por-parte-do-reu-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 19 abr. 2024