Direito de Família

Modelo de Ação de Busca e Apreensão de Menor – guarda de filhos – de acordo com o Novo CPC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE ….

…………………………… (qualificação), portadora da Cédula de Identidade/RG nº ………….., residente e domiciliada na Cidade de ……., na Rua ………………….. nº …., por seu procurador (doc. anexo), vem muito respeitosamente à presença de V. Exa., para requerer

BUSCA E APREENSÃO DE MENOR

nos termos da Legislação vigente, em face de:

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

…………….. e ……………….. ambos residentes e domiciliados em …., na Rua …. nº …., pelo que expõe e requer:

A requerente, quando da Separação Judicial Consensual homologada por Este E. Juízo em …., processo nº …., ficou com a guarda dos menores …., …. e …., conforme faz prova doc. inclusos.

Ocorre porém, após …. (….) ano de total abandono pelos mesmos, apareceu a Sra. …., tia e irmã do Sr. …. (pai dos menores) no último dia …., alegando estar com saudades dos sobrinhos, e que queria levá-los para ficar em sua casa em …. por uns dias e que entregaria os menores à casa da requerente no dia …. Para sua surpresa, a Requerente recebeu um telefonema, nesse mesmo dia, de seu ex-marido, fazendo ameaças, dizendo que não devolveria os menores, “que se quisesse as crianças que fosse buscá-las com os homens”.

Ora, independentemente do crime perpetrado pelos requeridos, capitulado no art. 249 do Código Penal, as crianças, acostumadas com a mãe, apegadas a ela por natural afeto, poderão sofrer graves danos e mesmo traumas irreparáveis, na nova situação. Por outro lado, é a própria lei que estabelece, por isso mesmo, o princípio de que os filhos menores ficarão em poder da mãe (arts. 329, 248-I e 393, CC e Lei 6.515/77).

Ante o exposto, se faz presente para requerer se digne V. Exa. de determinar seja expedida uma precatória itinerária para o endereço oferecido no preâmbulo, bem como seja lhe expedido, em caráter liminar, o competente mandado de busca e apreensão dos referidos menores. E, após, sejam citados os Requeridos.

Requer-se ainda seja ouvido o Ministério Público, através de seu representante legal.

Protesta-se por todos os meios de provas em direito permitidos, especialmente pelo depoimento pessoal dos requeridos, sob pena de confesso e revelia, esperando-se seja o presente pedido acolhido, condenado-se o requerido nas custas do processo e honorários advocatícios, que forem arbitrados por V. Exa.

Dando-se à causa o valor de R$ …. (….).

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de Ação de Busca e Apreensão de Menor – guarda de filhos – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-acao-de-busca-e-apreensao-de-menor-guarda-de-filhos-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 28 mar. 2024