Questão comentada – Novo Acordo Ortográfico – MPE/RS – 2015 – Assessor - Letras | Portal Jurídico Investidura - Dire

Questão comentada – Novo Acordo Ortográfico – MPE/RS – 2015 – Assessor - Letras

Questões comentadas de Concurso Público

(56) Instrução: A questão esta relacionada ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que está sendo implementado desde 1° de janeiro de 2009 e que coexiste com a norma ortográfica atualmente vigente. Assinale a alternativa que apresenta as formas corretas para preencher as lacunas dos enunciados abaixo, na ordem em que aparecem. 1. Os advogados________no rosto do réu uma expressão de desapontamento. 2. As forças de segurança________os populares que tentam invadir o prédio. 3. O jurado impressionou-se com os ________retóricos da defesa.

(a) vêem - contém - vôos

(b) veem - contêm - voos

(c) vêm - contém - voos

(d) vêem - contêm - voos

(e) veem - contêm – vôos

Comentário: (B) Correta. Após o Novo Acordo Ortográfico, o verbo VER, em sua 3ª pessoa do plural, não será mais acentuado, pois foi abolido o acento circunflexo nos verbos na 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Por outro lado, o verbo CONTER, na 3ª pessoa do plural, continua com o acento circunflexo diferencial. Por fim, o substantivo VOOS não é mais acentuado, pois o acento circunflexo foi abolido nas palavras paroxítonas terminadas em -oo.


Como referenciar este conteúdo

INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Novo Acordo Ortográfico – MPE/RS – 2015 – Assessor - Letras. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 24 Fev. 2017. Disponível em: investidura.com.br/concurso-publico/lingua-portuguesa/335500-questao-comentada--novo-acordo-ortografico--mpers--2015--assessor-letras. Acesso em: 21 Set. 2017

112 modelos ncc-peq

peticoes-trabalhistas-2017-PEQ