Questão comentada – Homônimos e Parônimos – IESES - 2015 – CRM/SC - Assistente Administrativo | Portal Jurídico Inves

Questão comentada – Homônimos e Parônimos – IESES - 2015 – CRM/SC - Assistente Administrativo

Questões comentadas de Concurso Público

(49) Observe as sentenças. I. Com medo do escuro, a criança ascendeu a luz. II. É melhor deixares a vida fluir num ritmo tranquilo. III. O tráfico nas grandes cidades torna-se cada dia mais difícil para os carros e os pedestres. Assinale a alternativa correta quanto ao uso adequado de homônimos e parônimos.

(a) I e III.

(b) II e III.

(c) II apenas.

(d) Todas incorretas.

Comentário: A alternativa correta é a letra C, pois: (I) A palavra ASCENDEU dá sentido de subir, mover-se para cima. O certo, nesse caso, seria o uso da palavra ACENDER, que significa atear fogo ou produzir chama; (II) Está correta; (III) A questão utilizou o termo TRÁFICO ao invés de TRÁFEGO. Enquanto o primeiro refere-se ao comércio clandestino, o segundo significa o movimento de veículos e ao trânsito.


Como referenciar este conteúdo

INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Homônimos e Parônimos – IESES - 2015 – CRM/SC - Assistente Administrativo. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 24 Fev. 2017. Disponível em: investidura.com.br/concurso-publico/lingua-portuguesa/335493-questao-comentada--homonimos-e-paronimos--ieses-2015--crmsc-assistente-administrativo. Acesso em: 23 Nov. 2017
familia

112 modelos ncc-peq

direito-do-trabalho-modelos-inv