Questão comentada – Gramática – FCC – 2016 – SEDU/ES - Professor - Língua Portuguesa | Portal Jurídico Investidura

Questão comentada – Gramática – FCC – 2016 – SEDU/ES - Professor - Língua Portuguesa

Questões comentadas de Concurso Público

(43) Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em ? Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. ? é explicado pela origem:

(a) africana, as duas primeiras; tupi, a terceira.

(b) africana, tupi e desconhecida, respectivamente.

(c) desconhecida, a primeira; tupi, as duas últimas.

(d) tupi, a primeira; africana, as duas últimas.

(e) tupi, as duas primeiras; desconhecida a terceira.

Comentário: (B) Correta. A palavra JILÓ vem do kimbundu, uma língua africana, e se refere a uma fruta famosa por seu gosto amargo. Etimologicamente, a palavra JIBOIA tem origem a partir do tupi-guarani e refere-se a uma espécie de cobra. Por fim, a palavra JERICO não possui uma etimologia definida, sendo utilizada para se referir a alguém asno ou burro. Também comumente usada na expressão “ideia de jerico”. Portanto, a alternativa correta é a B.


Como referenciar este conteúdo

INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Gramática – FCC – 2016 – SEDU/ES - Professor - Língua Portuguesa . Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 24 Fev. 2017. Disponível em: investidura.com.br/concurso-publico/lingua-portuguesa/335487-questao-comentada--gramatica--fcc--2016--sedues-professor-lingua-portuguesa-. Acesso em: 23 Nov. 2017
familia

112 modelos ncc-peq

direito-do-trabalho-modelos-inv