Questão comentada – Novo Acordo Ortográfico – IOBV – 2016 - Prefeitura de Chapecó / SC – Engenheiro de Trânsito | P

Questão comentada – Novo Acordo Ortográfico – IOBV – 2016 - Prefeitura de Chapecó / SC – Engenheiro de Trânsito

Questões comentadas de Concurso Público

(38) Em se tratando das palavras que devem omitir o hífen, segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinale a única opção em que todas deixam de receber corretamente este sinal.

 (a) Antirreformista, antissemita, ultrassom.

(b) Antissocial, pseudossufixo, supraaxilar.

(c) Contrarregra, cosseno, hiperrealista.

(d) Neoortodoxo, ultrarrealismo, antisséptico.

Comentário: (B e D) De acordo com o novo acordo ortográfico, regra geral, separam-se as palavras quando a primeira e a segunda começa e acaba, respectivamente, com a mesma letra, e juntam-se quando são diferentes, como se vê em supra-axilar e neo-ortodoxo. (A, B, C e D) Quanto a letra “R” e “S”, se o prefixo terminar em vogal, a consoante deverá ser dobrada, como se vê nas palavras da alternativa A: antirreformista, antissemita, ultrassom, e nas demais: antissocial, pseudossufixo, contrarregra, cosseno, ultrarrealismo e antisséptico.


Como referenciar este conteúdo

INVESTIDURA, Portal Jurídico. Questão comentada – Novo Acordo Ortográfico – IOBV – 2016 - Prefeitura de Chapecó / SC – Engenheiro de Trânsito. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 24 Fev. 2017. Disponível em: investidura.com.br/concurso-publico/lingua-portuguesa/335482-questao-comentada--novo-acordo-ortografico--iobv--2016-prefeitura-de-chapeco--sc--engenheiro-de-transito. Acesso em: 23 Nov. 2017
familia

112 modelos ncc-peq

direito-do-trabalho-modelos-inv