Dicas para a prova do concurso público | Portal Jurídico Investidura - Direito

Dicas para a prova do concurso público

A preparação até o dia da prova não é o único obstáculo para quem pretende se tornar um servidor público. A ansiedade e o nervosismo na véspera da prova, bem como as dúvidas de como realizá-la, pode fazer com que o candidato mais bem preparado se torne o seu próprio rival.

É evidente que, quanto mais o candidato se prepara e estuda, mais facilidade ele terá no momento da prova. Contudo, ter controle sobre o psicológico é fundamental para quem deseja realizar uma prova tranquila e colocar em prática tudo aquilo que estudou. Preparamos algumas dicas para você que já estudou e agora está preocupado em fazer uma prova tranquila e com qualidade.

Confira mais informações sobre como se preparar após a publicação do edital do concurso e uma lista com os 10 melhores sites de concursos para e encontrar questões e editais.

A coisa mais importante a se fazer é ter uma boa noite de sono na véspera da prova. Não digo para não ir para a balada na noite anterior ou coisas desse tipo, pois cada um sabe o que fazer para relaxar e dormir tranquilamente. Comigo funciona assistir a um filme no Netflix, fica a dica!

Não é hora de estudar todo o conteúdo atrasado. Tenha em mente que você já aprendeu o que tinha que aprender e que agora deve-se se preparar para o momento da prova. No máximo, tire algumas dúvidas pontuais que possam estar na sua cabeça e te incomodando, apenas por desencargo de consciência.

Na noite anterior, pense ou já separe a roupa que você utilizará durante a prova. Opte por uma roupa confortável, leve e que você esteja acostumado a usar para estudar. Caso a prova seja de manhã, opte por jantar algo leve, apenas para saciar a sua fome e te dar energia para o dia seguinte. Tome um café da manhã tranquilo, sem inovar. Isso serve também para o almoço, caso a prova seja no período da tarde.

Não chegue em cima da hora.

Leve água, barrinha de cereal ou de chocolate para se alimentar durante a prova do concurso, pois, às vezes, ela pode durar a tarde toda e, como o seu cérebro estará em constante atividade, você gastará muita energia.

Ao receber a prova, passe o olho nela inteira e assinale, marcando com um “X”, aquelas que você considera fácil. Após, comece a responder as questões, lendo com muita atenção para não cometer erros simples.

Uma dica muito importante é não responder as questões em ordem, para não empacar naquelas mais difíceis. Se por algum motivo você está demorando muito para responder alguma questão, seja porque você está em dúvida ou porque ela é difícil, pule-a e passe para próxima. Garanta seus pontos com as questões que você considera fácil. Além disso, tenha em mente que o seu subconsciente estará trabalhando naquelas que você não respondeu.

Normalmente recomenda-se que a redação seja feita por último. Contudo, caso você tenha empacado nas questões da prova, comece a escrever a redação, até empacar nela também e fique alternando.

Já para as questões que você pensa não ter a mínima ideia de qual é a resposta, pratique o chute direcionado. Primeiro, elimine as alternativas absurdas. Depois, faça uma estatística rápida do número de alternativas que já foram assinaladas na prova. Então, sabendo desde já que o bom candidato é aquele que analisa a banca examinadora e verifica qual letra tende a ser a mais escolhida como resposta correta, você poderá chutar direcionadamente.

Por fim, caso você, mesmo após todas essas dicas, tenha a sensação de ter ido mal, não se desanime! Pense que, no pior das hipóteses, você terá adquirido mais experiência para a sua bagagem.


Como referenciar este conteúdo

INVESTIDURA, Portal Jurídico. Dicas para a prova do concurso público. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 29 Mar. 2017. Disponível em: investidura.com.br/concurso-publico/dicas/335565-dicas-para-a-prova-do-concurso-publico. Acesso em: 13 Ago. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO