Sociedade

Temas em alta na advocacia

Imagem

O mundo passou por várias transformações. E a advocacia está se adaptando ao atual contexto social. Com os impactos da tecnologia, muitos advogados e escritórios estão buscando se reinventar.

Por conta das mudanças, alguns temas estão ganhando espaço e gerando reflexões para os profissionais. Da aplicação do design thinking aos impactos da inteligência artificial, passando pelo uso de não faltam tópicos interessantes que estão em alta na advocacia.

Legal Design

Embora o design thinking seja uma abordagem conhecida de muitos empreendedores, sua aplicação no meio jurídico ainda é uma novidade.

O Legal Design surgiu para fomentar inovação no mercado jurídico e logo já se transformou em um tema que desperta atenção.

O impacto da tecnologia na rotina do advogado é grande e hoje profissionais e escritórios precisam reinventar tanto o seu modo de operar como a maneira como oferecem seus serviços.

O Legal Design é uma abordagem focada na solução de problemas de forma colaborativa e com foco máximo nos interessados. Permite que os advogados possuam ferramentas para inovar e criar alternativas para o dia a dia e para a profissão.

Compliance

Contratar um advogado apenas quando for inevitável” foi a filosofia de muitos clientes durante um tempo. Porém, atualmente, a maioria já sabe que o custo de remediar costuma ser mais alto do que prevenir.

Com as recentes mudanças na legislação, somada à lentidão do Judiciário, o foco é evitar o litígio e as sanções. Não por outra razão, o compliance vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos escritórios.

Adequar condutas às diretrizes da legislação é uma medida que vem sendo adotada por diversas empresas. Com o surgimento e o aumento da demanda por estes serviços, o tema passou a fazer parte da advocacia.

Cada vez mais e mais escritórios estão interessados em oferecer soluções ao cliente que previnam a remediação de problemas. Nesse contexto, o advogado assumiu uma posição bem mais estratégica e proativa.

Atualmente, os profissionais buscam entender não apenas a lógica por trás da legislação, mas como aplicar a lei a rotina do cliente, fazendo com que seu negócio se torne adequado e regular.

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi promulgada em 2018. Na era da Internet, o dado pessoal é o ativo mais importante e muitas pessoas não tomam os devidos cuidados.

Como a legislação entra em vigor em 16 de agosto de 2020, os profissionais precisam se informar para estarem aptos a orientar clientes e reconhecer quando uma situação cabe ou não no que está previsto na lei.

Inovação e tecnologia

O uso da tecnologia para promover inovação no mundo jurídico continua em alta. O que não faltam são discussões sobre o impacto das novas ferramentas na advocacia e, em que medida, estes recursos ajudam o advogado a inovar.

Sem dúvida, houve uma revolução: advogar há dez anos era algo completamente diferente. Por conta disso, mais advogados estão preocupados com o rumo do Direito e, ainda, de que maneira o uso de ferramentas e recursos tecnológicos podem melhorar a atuação no mercado.

Impactos da inteligência artificial

Robôs que respondem às dúvidas de clientes e analisam a jurisprudência em segundos. Sim, isso já é uma realidade na advocacia.

Os impactos da inteligência artificial no dia a dia de escritórios de advocacia é outro tema em alta e promete muita discussão a respeito.

Questões envolvendo a participação do advogado e até a substituição de profissionais por robôs ganhou espaço. Inúmeros profissionais ainda estão curiosos sobre os benefícios da inteligência artificial na advocacia e de que maneira ela beneficia o mercado.

“Customer success” e atendimento

Muitos escritórios já perceberam que uma atuação focada no cliente faz toda diferença. Assim, questões como a melhoria do atendimento e até as práticas de customer success estão ganhando espaço no meio jurídico.

Como criar uma cultura focada no cliente e como oferecer uma experiencia mais positiva na hora de contratar serviços se transformou em uma preocupação central. Muitos advogados estão interessados a colocar esses novos conhecimentos importados das empresas na realidade dos escritórios de advocacia.

Novas competências do advogado

Aquela figura do advogado que fala difícil, é inacessível e tem toda a sua atuação focada em litígios é algo em extinção. Agora, o advogado precisa de uma nova postura, mais próxima do cliente e mais focada em oferecer soluções.

O momento é de incentivar os profissionais a desenvolverem novas competências que vão desde o desenvolvimento de lideranças, até um novo modo de pensar voltado para solução de conflitos.

O próprio Novo Código de Processo Civil mostra que novas habilidades são necessárias. O advogado precisa agir de forma mais eficiente e estratégica, sempre pensando em soluções que sejam interessantes e efetivas para o seu cliente.

O mercado jurídico é dinâmico e está em constante transformação. De tempos em tempos, novos temas ganham a atenção dos advogados e trazem reflexões sobre as mudanças na advocacia. É essencial ficar por dentro e acompanhar não apenas as mudanças do mercado, como também as transformações do mindset do advogado.

Como citar e referenciar este artigo:
MEDIA, Experta. Temas em alta na advocacia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2020. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/temas-em-alta-na-advocacia/ Acesso em: 19 abr. 2024