Sociedade

Conserte os ‘erros’ do passado e atualize sua imagem na internet

* Por Thiago Ermano

Quando você quer pesquisar sobre qualquer pessoa, como costuma fazer? Geralmente, a internet é a primeira ferramenta a ser utilizada pelo público globalizado, pois reúne uma quantidade de “pistas” sobre quem participa de redes sociais – tais como o Facebook, LinkedIn – e de dezenas de outras social medias.

Blogs, sites e fóruns também têm contribuído para concentrar informações sobre seus hábitos, filosofias, ideologias e até frustrações cotidianas, que ficam registradas ad infinitum, ou seja, sem limite no tempo ou no espaço. Será que você está realmente conectado àquela opinião de 10 anos atrás? Aqueles comentários da época de jovem traduzem quem você é hoje? “Dê um Google” com seu nome entre aspas e veja as respostas.

Se os resultados indicarem que “sim”, parabéns! Caso tenha encontrado fotos suas em situações absurdas ou decadentes (também em situações constrangedoras) ou até em imagens que não te representam na atualidade, está na hora de fazer algumas mudanças nas “pistas” que deixa online.

Para ajudar a realinhar sua reputação e imagem online, antes de investir em marketing digital, seguem algumas indicações que valem ouro, na Era do Conhecimento e Informação:

1 – PESQUISE SEU NOME OU MARCA – Caso não tenha feito o que foi indicado, acima, o primeiro ato é pesquisar na internet seu nome e/ou sua marca (caso seja empreendedor ou pessoa pública). Veja o exemplo de meu perfil, que retrata vários anos de exposição na rede global: “Thiago Ermano” – http://migre.me/tMRc6;

2 – RETIRE CONTEÚDOS DO AR – Caso encontre ‘anomalias’, envolvendo seu nome ou marca, entre em contato por e-mail com os sites, blogs ou redes sociais onde constem os dados “malignos” do seu passado nonsense. Mas não vacile! Se não retirarem o conteúdo prejudicial à sua imagem atual, ligue para eles e peça a remoção imediata! Não deixe passar de 48h da solicitação de cada pedido. Em último caso, utilize a ferramenta para “Remover informações do Google “: http://migre.me/tMRxU

3 – FOTOS PROFISSIONAIS – Fotos amadoras servem para pessoas comuns, que utilizam as redes sociais e sites para comentários e opiniões pessoais. Se você for profissional, pessoa pública ou tiver sua carreira em jogo, não economize e contrate um fotógrafo profissional! Veja o exemplo da foto que mantenho no LinkedIn e no Facebook: https://br.linkedin.com/in/thiagoermano e www.facebook.com/thiagoermanoj;

4 – ATUALIZE SUAS INFORMAÇÕES – Quanto mais próximo à sua realidade profissional ou pessoal atual, mais fácil será explicar ao público online quem você é hoje. Ou melhor, quem você quer mostrar que é, na atualidade. LinkedIn, Facebook, Google+, Instagram, Periscope, Snapchat, entre outras redes, sites e blogs precisam de informações atualizadas, que gerem interesse nos públicos presentes no mundo virtual. Não vacile, deixando pistas negativas sobre a sua imagem e reputação!

5 – ATENÇÃO COM OS VÍDEOS – Comento à parte sobre Youtube, Vimeo e outros sites que alocam e compartilham vídeos, porque a modalidade de comunicação audiovisual necessita de sua atenção especial. Caso mantenha perfis com seu nome ou marca, vá em “Histórico” e reveja cada música, filme ou vídeos assistidos, pois as informações ficam abertas aos interessados em captar dados sobre você. Gosta de coisas estranhas ou que não são bem vistas nos ambientes que frequenta? Viu algum filme impróprio, ‘sem querer’?  Exclua as informações, retirando-as do histórico! Músicas cafonas, vídeos engraçados ou preferências religiosas também são analisados como “traços de personalidade”, nas análises de reputação. Lembre-se disso;

A dica final é para que crie novos conteúdos, focados nos interesses que tem em transmitir sua imagem e reputação atual. E sempre atualize as informações de maneira uniforme: mudou de emprego e informou no LinkedIn? Faça o mesmo nas demais redes e espaços que atualiza com constância.

Agora, já pode investir seguramente em campanhas de Marketing Digital, para que te conheçam melhor, ou conheçam a marca da empresa para qual trabalha. E mão na massa!

* Thiago Ermano Jorge, Jornalista, Mobilizador Social e Diretor de Marketing da Agência Fiquem Sabendo. Orienta especialistas, consultores, empreendedores e empresários de diversos setores, sempre com foco na gestão da imagem e reputação. Tem passagens pela Rede Globo, Folha de S.Paulo, Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), entre outras organizações.

Como citar e referenciar este artigo:
ERMANO, Thiago. Conserte os ‘erros’ do passado e atualize sua imagem na internet. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2016. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/conserte-os-erros-do-passado-e-atualize-sua-imagem-na-internet/ Acesso em: 25 abr. 2024