Sociedade

Emprego na área jurídica

Veja neste artigo o que é preciso para conquistar uma vaga na área judiciária.

Praticamente todo mundo já se imaginou sendo advogado ou juiz, trabalhando em grandes casos, mesmo que tenha se identificado mais com outra vocação profissional posteriormente. Além de possuir status e privilégios como poucas profissões, a área jurídica sempre representou maior estabilidade e altos salários. Por essa razão, apesar de ser uma área complicada e que requer um alto grau de conhecimento e responsabilidade ética e moral, a área jurídica é o sonho de carreira de muita gente. Mas, o que é preciso parar destacar-se dos demais? Saiba mais!

1. Estudo é fundamental

Para ingressar nessa área, a formação é essencial. Envolver-se com a área, ser um pleno conhecedor das leis que guiam o país e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, são algumas estratégias. Tudo isso é essencial para obter sucesso no campo jurídico e exige do profissional uma disposição para permanecer estudando continuamente, uma vez que é preciso estar sempre se atualizando. Além disso, há, atualmente, uma grande concorrência para a área de Direito, especialmente nas universidades públicas. Preparar-se bem é fundamental para qualquer profissão, até mesmo se sua intenção for a de ingressar na área através de concurso público para vagas de nível médio. Além de, mais uma vez, existir uma grande concorrência, você precisará ainda ser conhecedor das leis e dos processos judiciários. Quanto mais você estudar e desenvolver-se como profissional, maiores serão as suas chances de conseguir crescer e conquistar o tão sonhado sucesso. Isso vale para qualquer profissão cujo sucesso dependa do porte e do comportamento do profissional perante o mercado de trabalho.

2. Escolha um campo de atuação

Outro item fundamental é ter foco. O campo jurídico é extremamente vasto e dispõe de diversos campos de atuação e cargos que podem ser ocupados. A maioria vai exigir que você tenha Bacharelado em Direito, mas existem cargos atraentes mesmo para aqueles que possuem apenas o Ensino Médio ou outra formação, como já foi citado. Você pode tornar-se um advogado, juiz, procurador, oficial de justiça, auditor fiscal, técnico judiciário, escriturário, entre outros. Além do mais, na maioria desses cargos você tem a possibilidade de atuar como empreendedor, sendo o responsável pelo seu próprio negócio e captação de clientes, como também pode ser empregado de alguma organização ou outros profissionais. Cada cargo, entretanto, exigirá dedicação e tempo para você conseguir concretizar seu espaço e construir uma boa reputação como profissional em uma empresa ou instituição na qual vier atuar.

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. Emprego na área jurídica. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/sociedade/emprego-na-area-juridica/ Acesso em: 28 mar. 2024