Política

Políticas de Paternalismo e Independência

 

O Consultor Jurídico (www.conjur.com.br), na edição de 28/06/2007, publicou um excelente artigo de ARI LIMA intitulado Trabalho feminino – Mulher se destaca por aproveitar oportunidade no mercado:

 

Preparação e oportunidade são dois ingredientes fundamentais para uma carreira de sucesso. […]

 

Preparação significa o desenvolvimento das competências essenciais que diferenciam um profissional de sucesso daqueles medianos ou medíocres. Competências como a capacidade de auto motivação, bom humor, criatividade, capacidade de produzir conhecimento e liderança são algumas delas. E, sem dúvida, percebemos um maior nível de comprometimento das mulheres em desenvolver estas habilidades. Para constatar isto é preciso apenas observar o número de mulheres freqüentando cursos de treinamentos em relação ao número de homens.

 

Oportunidade é a outra metade da fórmula para o sucesso, e certamente, é a que está sendo melhor aproveitada pelas mulheres, pois elas têm demonstrado maior “pro-atividade” em relação à busca por uma ascensão profissional. As oportunidades não batem a nossa porta todos os dias, pelo contrário, temos que buscá-la, persegui-la de maneira persistente e disciplinada. E percebemos que persistência e disciplina são qualidades muito mais acentuadas no comportamento atual das mulheres do que nos homens. […]

 

O excelente artigo de ARI LIMA refere-se à situação feminina, mas serve também como embasamento para reflexões sobre as políticas estatais.

 

Os dois pontos do texto que comentarei são a preparação e a oportunidade.

 

A preparação.

 

A multiplicação, pura e simples, de cursos superiores não significa preparação.

 

O diploma, sem o conhecimento suficiente da especialidade, pouco ou nada vale para enfrentar-se a concorrência acirrada no mercado de trabalho. O diploma é mera indicação de que alguém concluiu um curso. A qualidade profissional, porém, é demonstrada pelo desempenho, por exemplo, nos concursos ou no dia-a-dia da prática profissional.

 

Temos atualmente uma quantidade imensa de formados sem condições técnicas para exercerem as profissões que sonharam. Diplomaram-se, mas sabem insuficientemente…

 

Além de que a preparação significa exige a continuidade no aperfeiçoamento, ou seja, exige o aperfeiçoamento contínuo.

 

Quem deixa de atualizar-se constantemente fracassa.

 

A oportunidade.

 

As oportunidades são as chances de crescimento. Algumas surgem à nossa revelia, enquanto que a maioria somente aparece extraída do nada pelo nosso esforço.

 

Devemos aproveitar as oportunidades que surgem e propiciar o surgimento das que ainda não existem.

 

Devem-se ser buscadas com persistência e disciplina.

 

Persistir é não interromper o esforço, não parar de atuar, insistindo sempre.

 

Ter disciplina é seguir um planejamento, uma programação.

 

Para resumir tudo, para o desenvolvimento do nosso país, tem-se que propiciar a todas as pessoas o máximo de preparação e oportunidade.

 

Em determinadas épocas e situações deve-se agir com certo paternalismo, porque há necessidades difíceis de ser supridas pelos próprios interessados, mas, em outras ocasiões e situações, deve-se entregar ao faminto a vara de pesca para que ele mesmo pesque seu alimento e supra sua subsistência pelo esforço próprio.

 

Paternalismo e independência têm de ser dosados na justa medida, sob pena de, num extremo, incentivar-se o parasitismo e, no outro extremo, inviabilizar-se o crescimento das pessoas.

 

 

* Luiz Guilherme Marques, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Juiz de Fora (MG).

Como citar e referenciar este artigo:
MARQUES, Luiz Guilherme. Políticas de Paternalismo e Independência. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/politicas-de-paternalismo-e-independencia/ Acesso em: 28 mar. 2024