Política

O Pronunciamento De Fernando Collor

 

04 de agosto de 2009

 

O duelo verbal ocorrido ontem, na reabertura dos trabalhos do Senado Federal, registrou um histórico entrevero entre o senador Pedro Simon e o também senador Fernando Collor de Mello. A dureza das palavras utilizadas por este último e sua intransigente defesa da Instituição do Senado Federal precisam ser compreendidas. As entrelinhas do que falou Collor de Mello deixam claro que a cúpula daquela Casa tem consciência do movimento subterrâneo ora em curso para, a pretexto de moralizar as práticas políticas, na prática revogar a democracia representativa como a conhecemos e está consagrado no ordenamento jurídico.

 

Devo lhe dizer, meu caro leitor, que, se gostei do que Collor de Mello falou, mais preocupado ainda permaneço. Não se trata de acusar ou defender Sarney, que isso é mero detalhe. Trata-se de defender as instituições que permitem o exercício da democracia representativa. Fernando Collor de Mello, com a autoridade de senador e de ex-presidente, cassado que seja, verbalizou aquilo que até agora era para mim pura intuição.

 

Que não se enganem os brasileiros. O duelo ora travado terá desdobramentos históricos imprevisíveis. A situação é tão delicada que não cabe outra postura que não na defesa do Senado, como bem fez Fernando Collor de Mello. Política não é feita nas nuvens, mas no real, no aqui e agora. Nem é feita por pessoas santificadas. O pronunciamento de Collor precisa ter uma exegese correta. Foi valente, defendeu a Instituição, mais do que o adversário de outrora hoje feito presidente da Casa. Vi no gesto um momento de grandeza pessoal.

 

Em oposto, o pronunciamento do senador Pedro Simon foi mera mesquinharia propagandista. Penso que o senador perdeu-se nas suas intenções. A voz sumida de sua réplica aos ataques de Collor mostrou um orador derrotado, carente de convicções, prostrado diante de um adversário que tinha razão e estava do lado da boa causa. Pedro Simon miou diante de Fernando Collor de Mello.

 

Do pronunciamento do ex-presidente depreende-se a podridão escondida por detrás da campanha do jornal Estadão contra José Sarney. Fatos verdadeiros estão servindo para amparar a sordidez política mais perigosa, aquela que pretende dar aos bolcheviques, ora do Palácio do Planalto, poderes além da Constituição atual. Um grande perigo que ronda os brasileiros. Devemos enxergar o que se passa na Venezuela para ver o que nos espera se a velha oligarquia política nacional, da qual Sarney e Collor serão talvez suas maiores expressões, forem derrotados.

 

 

* José Nivaldo Cordeiro, Executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

 

Como citar e referenciar este artigo:
CORDEIRO, José Nivaldo. O Pronunciamento De Fernando Collor. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/o-pronunciamento-de-fernando-collor/ Acesso em: 29 mar. 2024