Política

O Cágado de Chico Buarque

 

A polêmica em torno do Prêmio Jabuti continua. O capítulo de hoje foi a publicação do artigo do editor Sérgio Machado, na Folha de São Paulo. Este artigo está marcado pela sobriedade e coerência, em resposta ao do Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, que apelou feio até mesmo para a “categoria” dos livreiros. Como livreiro antigo que sou tenho algo a dizer sobre o assunto. O fato cristalino é que Sergio Machado tem razão e que a CBL falhou em manter critérios de premiação que podem levar às incoerências reconhecidas por todos. O livro escolhido na categoria de melhor ficção deveria ser o livro do ano em ficção, algo lógico e simples. Mas não quando o queridinho das esquerdas, Chico Buarque, concorre. A claque esquerdista está sempre a postos para premiar os seus, mesmo contra a lógica e contra o mérito. Transformaram o Jabuti num cágado. Uma grande cagada a escolha de Chico Buarque como ganhador. Sergio Machado, o maior editor do Brasil e aquele que é dos maiores pagadores da conta do prêmio, tem o direito de se retirar para não ser cúmplice da cagada da transformação do Jabuti, ilustre e antigo prêmio, num cágado. Cabe a CBL rever os critérios e não mais deixar que a politização tome conta do laurel tão caro ao meio das Letras.

 

{youtube}bL3PdgsNIhQ{/youtube}

 

 

* José Nivaldo Cordeiro, Executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

 

Como citar e referenciar este artigo:
CORDEIRO, José Nivaldo. O Cágado de Chico Buarque. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/o-cagado-de-chico-buarque/ Acesso em: 29 mar. 2024