Política

O Último Debate na Tv Globo

 

 

01/10/2010

 

Como era de se esperar do tipo de evento preparado sob regras estúpidas, o debate ocorrido ontem à noite, na TV Globo, foi insosso e maçante. Em face das semelhanças dos programas dos candidatos nem mesmo caberiam as perguntas, cujas respostas eram sempre repetitivas. Algumas considerações sobre eles:

 

1-    De longe, a melhor figura foi a do candidato José Serra, sempre com memória prodigiosa e falando de forma clara, embora não professoral, sobre os temas abordados. Serra mostrou-se jovial e bem disposto, discurso limpo e direto, preciso, conciso, convincente. Do ponto de vista da comunicação teve o melhor desempenho.

 

2-    O contraponto mais visível foi a figura caricata e ridícula de Plínio de Arruda Sampaio, encharcado e chavões extraídos da teoria marxista da luta de classes. Em outros tempos Plínio teria saído dali direto para uma penitenciária, por atentar contra a ordem pública e pregar o banditismo comum disfarçado de banditismo político. Sua aparição foi bisonha, mais lembrava a múmia de Tutancâmon saída diretamente do sarcófago, falando em uma linguagem ainda mais velha e embolorada. Sua presença foi desagradável, sequer foi hilária. Foi deprimente.

 

3-    Marina é o conjunto vazio de sempre, cheia de chavões dos ambientalistas profissionais, alienados que querem administrar a natureza. Sua voz é irritante e a sua imagem é de uma feiúra doentia, desagradável; sua magreza é um contraste com a supernutrição da Dilma Rousseff, esta visivelmente acima do peso. Marina, quando sai dos chavões do movimento verde, demonstra uma completa ignorância das coisas. Marina ficou muito desconcertada quando José Serra lembrou-lhe que ela era ministra de Lula quando estourou a crise do mensalão. Ficou claro que entre ela e a Dilma não havia muitas diferenças programáticas. Ela é o PTdoV, ou do Verde, para ser mais preciso.

 

4-    Dilma Rousseff, por sua vez, mostrou-se apagada, insegura, repetitiva. Está visivelmente gorda e barriguda. A roupa elegante que vestia não podia esconder as suas medidas disformes. Se perdeu, como sempre, no exercício da lógica e no uso não apropriado da linguagem para expressar suas  idéias. Fraquíssima nas perguntas e respostas.

 

 

Os verdadeiros problemas do país foram deixados de lado, como a insana valorização cambial que está destruindo as exportações de manufaturados e, logo logo, destruirá também a de produtos primários. Nenhuma palavra sobre a irracional e insustentável política monetária, a causa primeira da apreciação do câmbio, que serve apenas para engordar a renda dos portadores de títulos públicos. Sei que, eleito, José Serra corrigirá imediatamente essa distorção descabida, que tanto prejuízo traz para a nação. Já o PT, com seus compromissos com os banqueiros e os muito ricos, sequer cogita em mudança. Os arautos dos rentistas não cansam de sugerir, na imprensa, a elevação adicional da taxa de juros, uma estupidez irresponsável.

 

Também não se discutiu a estúpida política externa levada por Lula, que aproxima o Brasil de estados delinqüentes, como o Iran e a Venezuela, e o afasta de importantes parceiros como os EUA e a União Européia. Corrigir essa política externa estúpida e arrogante deverá ser o primeiro passo de José Serra.

 

No mais, o que tivemos foram as reiteradas promessas populistas de adular o homem-massa, de lhe dar mundos e fundos, de construir-lhe o paraíso na terra. Cabe registrar que José Serra, de todos, foi o mais sóbrio no exercício populista que assistimos.

 

Para mim o debate teve um quê de divertido. porque usei e abusei do Twitter. Muito me diverti em registrar os flagrantes hilários de passagens ridículas. Certos candidatos, se lerem o que lá escrevi, não ficarão muito felizes comigo.

 

Renovo o meu prognóstico: haverá segundo turno com Dilma Roussef e José Serra. Dilma está correndo risco de perder as eleições. O discurso do PT é fraco e os prováveis governadores eleitos dos maiores colégios eleitorais serão da oposição. José Serra pode ser nosso próximo presidente da República.

 

Quem viver verá.

 

 

* José Nivaldo Cordeiro, Executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Como citar e referenciar este artigo:
CORDEIRO, José Nivaldo. O Último Debate na Tv Globo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/o-ultimo-debate-na-tv-globo/ Acesso em: 25 abr. 2024