Política

A nota do presidente Uribe

O presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, publicou uma dura nota “deplorando” a posição do presidente Lula por este ter qualificado a crise entre seu país e a Venezuela de mero “conflito verbal”. O reducionismo lulista transformou os assassinatos, seqüestros, tráfico de drogas e todo banditismo político das FARC em mero “conflito verbal”. É como se a Colômbia não tivesse milhares de mortos para contar e como se os seqüestrados, como a Ingrid Betancourt, nada tivessem padecido e seu sofrimento tenha sido irrelevante.

 

O que a Venezuela de Hugo Chávez tem feito, com o apoio explícito do governo Lula, é transformar o seu próprio território em santuário onde os guerrilheiros e traficantes colombianos das FARC poderem descansar, treinar, se armar, vender drogas e estabelecer relações políticas, como as que têm com o Brasil e Cuba, sem que as Forças Armadas colombianas possam interferir sem causar uma guerra aberta entre os dois países. Hugo Chávez é um governante delinqüente, que dessa forma tem colocado a paz da América do Sul em risco, com a bênção de Lula.

 

Lula, ao reduzir a questão a um mero “conflito verbal” favoreceu a posição das FARC e de Hugo Chávez. É um gesto da mais alta irresponsabilidade diplomática, é como se um alienado estivesse na Presidência da República brasileira, sendo incapaz de avaliar os fatos que ameaçam diretamente as nossas fronteiras, esquecendo-se que as nossas próprias Forças Armadas já tiveram que entrar em ação em defesa do nosso território, matando alguns terroristas das FARC. Com razão Álvaro Uribe declarou: “(Lula) ignora a ameaça que representa para a Colômbia e o continente, a presença de terrroristas das FARC na Venezuela”.

 

O único senão a essa declaração é que, de fato, Lula não ignora, ele finge ignorar. Lula é patrono e sócio das FARC no âmbito Foro de São Paulo, do qual é fundador e primeiro presidente. Lula é um aliado estratégico e ideológico, que tem inclusive abrigado dirigentes guerrilheiros no território nacional. A boa diplomacia do governo colombiano ainda não chegou a ponto de dizer que o governo brasileiro está encobrindo e dando apoio político aos terroristas que ensangüentam o seu território.

 

Obviamente que uma declaração dessa envergadura feita por Álvaro Uribe teve grande impacto de opinião pública no Brasil, em véspera da eleição presidencial. Uribe deixou mais essa contribuição maiúscula à sua biografia, ajudando o eleitorado brasileiro a perceber que laia de gente está no poder no Brasil, sob a bandeira do PT. Os brasileiros decentes devem ficar-lhe gratos. Uribe, de fato, é um homem de grande coragem pessoal e de grande discernimento. Já entrou para a história, antes mesmo de deixar o poder, como um herói continental.

 

-x-x-x-

 

Fiz um comentário sobre o tema em vídeo, criticando a cobertura da grande imprensa ao fato, especialmente o papel ridículo da Folha de São Paulo. Ele  pode ser acessado no Youtube.

Como citar e referenciar este artigo:
CORDEIRO, José Nivaldo. A nota do presidente Uribe. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/politica/a-nota-do-presidente-uribe/ Acesso em: 28 mar. 2024