Judiciário

A Criação de Câmaras Regionais dos Tribunais no Interior

 

 

            AMMA, guru e filantropa indiana, narrou, certa vez, um incidente que bem demonstra o egoísmo de certas pessoas, que, pensando somente nos seus interesses pessoais,  tentam impedir o avanço do trem do Progresso.

 

            Querendo pedir as orações e a bênção da famosa missionária do Amor Universal, centenas de pessoas se alinharam numa fila quilométrica, a maioria formulando pedidos de saúde e vida longa, mas um homem quase no final da fila pediu-lhe um grande aumento no seu ramo de prestação de serviço, que era no setor funerário…

 

            Conversando com JOSÉ MIGUEL DE CAMPOS, desembargador da Câmara do TRT de Juiz de Fora, ele relatou-me a luta que vem travando para manter essa conquista democrática, resultado de anos de tentativas e esforço. Alguns membros do TRT mineiro que trabalham em Belo Horizonte têm propugnado pela extinção da Câmara juizforana…

 

            Observa-se o desagrado de muitos advogados aqui mesmo de Juiz de Fora. Alegam que o fato de haver aqui uma única Câmara engessa a jurisprudência local. No fundo, todavia, desagrada-lhes o fato de não haver aqui condições de multiplicar honorários que só se fazem possíveis com a divergência jurisprudencial da maioria dos Tribunais…

 

            Enquanto uns querem a descentralização e a interiorização, outros querem mais lucros com os litígios, de preferência eternizando-os.

 

            Um advogado catarinense falou-me, há poucos dias, que a Câmara do TJ criada em Chapecó tem um desembargador que mora naquela cidade enquanto que os demais vêm de Florianópolis nos dias de sessão.

 

            São empecilhos que os pessimistas e interesseiros enxergam como intransponíveis, procurando argumentos para pleitearem o retrocesso.

 

            Todavia, parece que ingressamos num caminho sem volta, graças a DEUS.

 

            Agora é investir-se na criação de Câmaras no interior, seja nas áreas trabalhista ou estadual, seja na federal.

 

            A propósito, fala-se da intenção do TJSP de criar Câmaras Regionais em Santos e Campinas.

 

            Pretendemos Câmaras do TJMG em Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros e alguns outros municípios mineiros.

 

            Em termos práticos teremos de aguardar a próxima reforma da Lei de Organização e Divisão Judiciárias, mas o movimento deve começar desde já.

 

            A maioria dos desembargadores do nosso TJ é contra a criação de Câmaras no interior.

 

            Somente com a adoção de uma mentalidade mais democrática no TJMG é que poderemos aguardar esse importante avanço.

 

 

* Luiz Guilherme Marques – Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Juiz de Fora – MG

Como citar e referenciar este artigo:
, Luiz Guilherme Marques. A Criação de Câmaras Regionais dos Tribunais no Interior. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/judiciario/a-criacao-de-camaras-regionais-dos-tribunais-no-interior/ Acesso em: 19 abr. 2024