Judiciário

78 anos da Faculdade de Direito de SC

Gustavo Henrique Carvalho Schiefler*

 

A Faculdade de Direito de Santa Catarina, fundada em 1932, comemora os seus 78 anos de história no dia 11 de fevereiro. A instituição foi o resultado do encontro de corajosos cidadãos, amantes da nossa região e solícitos ao audacioso chamado capitaneado por José Arthur Boiteux, patrono do ensino superior catarinense, que, ainda nas dependências do Instituto Politécnico de Santa Catarina, introduziram, elaboraram e conduziram a ideia de se empreender uma formação superior em ciências jurídicas barriga-verde. Além de José A. Boiteux, eméritos cidadãos que viriam a constituir a história de Santa Catarina participaram do processo de criação e início das atividades da faculdade, como Henrique da Silva Fontes, Othon Gama Lobo d`Eça, Nereu de Oliveira Ramos, Urbano Müller Salles, Alfredo Von Trompowsky, Fúlvio Coroliano Aducci e Américo da Silveira Nunes.

 

Por tal razão, o Centro Acadêmico XI de Fevereiro – CAXIF, entidade representativa dos estudantes de Direito da UFSC, que leva essa histórica data em seu nome como homenagem ao marcante e importante dia, congratula todos os participantes dessa pioneira e honrada faculdade, que atualmente faz parte do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma merecida recordação pelo aniversário de uma instituição que, ao longo dos seus 78 anos, formou distintos juristas, profissionais exitosos em suas carreiras e ocupantes dos mais variados e respeitosos cargos públicos municipais, estaduais e nacionais.

 

É com alegria, orgulho e respeito que percebemos o resultado de um grande plano levado adiante pelos persistentes precursores do ensino em nosso Estado, que não mediram esforços para conquistar seus objetivos. Resultados esses que nos brindam com a oportunidade de aproveitar a formação jurídica que o curso de Direito mais antigo de Santa Catarina nos oferece. Que o projeto continue e o passar dos anos abasteça a sociedade catarinense com a formação de qualificados e prestativos bacharéis em Direito.

 

Estudante de Direito e Presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF)

 

 

Como citar e referenciar este artigo:
SCHIEFLER, Gustavo Henrique Carvalho. 78 anos da Faculdade de Direito de SC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/judiciario/78-anos-da-faculdade-de-direito-de-sc/ Acesso em: 28 mar. 2024