Guido Mantega Quer Manipular os Índices de Preços | Portal Jurídico Investidura - Direito

Guido Mantega Quer Manipular os Índices de Preços

 

Os jornais de hoje informaram que o ministro Guido Mantega quer expurgar os índices de inflação "para baixar a taxa de juros". A idéia é excluir da ponderação dos índices de preços o peso dos alimentos e combustíveis. Claro que isso é uma fraude e os agentes do mercado não engolirão facilmente uma manipulação grostesca dessa natureza. Delfim Netto no passadou manipulou índices, mas escondido, descoberto o fato tempos depois. Se for possível expurgar índices para manipular juros, facilmento será feito o mesmo para manipular salários e demais preços indexados. A idéia é tão insensata que não creio haver condições práticas objetivas para a sua implantação. Mas, como os petistas são alucinados e atrevidos, é capaz de tentarem. Será o caminho mais curto para desorganizar a economia.

 

 

 

* José Nivaldo Cordeiro, Executivo, nascido no Ceará. Reside atualmente em São Paulo. Declaradamente liberal, é um respeitado crítico das idéias coletivistas. É um dos mais relevantes articulistas nacionais do momento, escrevendo artigos diários para diversos jornais e sites nacionais. É Diretor da ANL – Associação Nacional de Livrarias.

 


Como referenciar este conteúdo

CORDEIRO, José Nivaldo. Guido Mantega Quer Manipular os Índices de Preços. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 28 Nov. 2010. Disponível em: investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/economia/174547-guido-mantega-quer-manipular-os-indices-de-precos. Acesso em: 06 Dez. 2019

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO