Agência Brasil

Economia alemã deve sofrer redução no segundo semestre devido à crise na zona do euro

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Instituto de Economia de Berlim (DIW) calcula que o crescimento da economia alemã no segundo trimestre de 2012 será reduzido a pouco mais da metade do registrado nos três primeiros meses deste ano. Para o DIW, a principal razão para a redução do crescimento é a crise das dívidas soberanas na zona do euro, que afetará as exportações alemãs.

Pelos dados do instituto, o Produto Interno Bruto Alemão (PIB) deverá crescer 0,3% entre abril e junho, depois de ter tido aumento de 0,5% nos três primeiros meses deste ano, surpreendendo as autoridades e analistas econômicos.

"As empresas alemãs continuam a se beneficiar bastante do forte crescimento nos países emergentes, mas as exportações para a zona do euro devem ser reduzidas em decorrência da  crise", observou o chefe do Departamento de Estudos sobre a Conjuntura do DIW, Ferdinand Fichtner.

Segundo Fichtner, o consumo privado deve ser “um importante suporte" do crescimento econômico alemão. Ele também mencionou a redução no número de desempregados nas áreas de indústria e serviços, assim como a manutenção dos salários nesses setores.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agência Brasil – Internacional

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Economia alemã deve sofrer redução no segundo semestre devido à crise na zona do euro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/agencia-brasil/economia-alema-deve-sofrer-reducao-no-segundo-semestre-devido-a-crise-na-zona-do-euro/ Acesso em: 19 mar. 2024