Direito do Trabalho

Hora de contabilizar os avanços

No dia de ontem, 13 de agosto, foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado, o PL 177/2013, que tratava da recomposição salarial dos servidores da Procuradoria Geral do Estado. Foi o final de um ciclo que se iniciou  quase um ano atrás quando a atual diretoria assumiu o Sindispge.

Neste período, a categoria dos servidores enfrentou toda a sorte de obstáculos para ver reconhecido seu direito básico de ver repostas as perdas inflacionárias dos últimos anos. Foi o desconhecimento de sua própria existência, já que foi sempre uma categoria mantida no limbo pelo Gabinete da PGE, que sempre fez questão de enaltecer os procuradores e ignorar a existência dos servidores. Foi a resistência da própria direção em reconhecer o direito à reposição salarial dos servidores. Foi o próprio Governo, que ignorava a existência dos servidores e muito resistiu em negociar com estes. Foram meses de mobilização, meses de avisos, que acarretaram em uma greve de 20 dias, na qual os servidores mostraram tudo aquilo que se duvidava que pudessem mostrar: união, mobilização, coragem e força. 

Os servidores mostraram seu valor, enfrentaram a truculência da Casa, que contra eles tomou as mais brutais medidas, entre corte de salário, registros funcionais prejudiciais, ameaças de sindicâncias etc. Os servidores mostraram coragem, valor e determinação. E receberam um índice bem acima do inicialmente pretendido pelo Governo. Um índice que, se não foi tudo aquilo o que se esperava, foi simbólico no sentido de que registrou um marco na existência de uma categoria que hoje já é indispensável ao funcionamento da Procuradoria Geral do Estado e, por consequência, do próprio Estado, e cuja importância tende a aumentar no transcorrer dos anos. 

Foi uma vitória que marcou o início de uma longa luta que visa reconhecer a importância de uma categoria que nunca recebe os holofotes, mas que trabalha com denodo e competência na viabilização do funcionamento do Estado do Rio Grande do Sul.       

Cícero Ulkowski Corrêa Filho

Diretor do SINDISPGE/RS (Sindicato dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul)

 cicero@sindispge.org.br

 http://www.sindispge.org.br/

Como citar e referenciar este artigo:
FILHO, Cícero Ulkowski Corrêa. Hora de contabilizar os avanços. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/direito-do-trabalho/hora-de-contabilizar-os-avancos/ Acesso em: 19 abr. 2024