Conhecimento

Agir ou Reagir

Agir ou Reagir

 

 

Tom Coelho*

 

“Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas.

Muito conhecimento, que se tornem humildes.”

(Leonardo da Vinci)

 

 

Uma das características inerentes ao profissional empreendedor é a busca incansável pelo autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais pode potencializar suas forças e amenizar suas fraquezas.

 

Minha proposta hoje é compartilhar com você um breve exercício. Trata-se do que chamamos Locus de Controle, ou Centro de Controle. Apresentarei apenas dez questões e sua missão será efetuar a leitura dos textos respondendo de forma absolutamente franca com qual das assertivas, A ou B, você concorda mais. Os resultados serão comentados na seqüência e, tenha certeza, revelarão um aspecto fundamental de seu perfil atitudinal: como você se comporta perante o mundo externo.

 

 

A

B

A ou B?

01

Fazer muito dinheiro está muito ligado a uma questão de escolher os caminhos certos.

 As promoções são obtidas com muito trabalho duro e persistência.

 

02

Percebi que existe uma conexão direta entre quanto me esforço e o resultado que tenho.

  Muitas vezes, as reações dos           clientes parecem confusas.

 

03

O número de divórcios indica que mais e mais pessoas não estão se empenhando em fazer seus casamentos funcionarem.

 Casamento é em grande parte um negócio de risco.

 

04

é tolice pensar que alguém pode mudar de fato as atitudes básicas de outra pessoa.

 Quando estou certo, posso convencer outros.

 

05

Ser promovido é realmente uma questão de ter mais sorte do que a outra pessoa.

 Em nossa sociedade, o futuro ganho de poder de uma pessoa depende de sua habilidade.

 

06

Se alguém sabe como lidar com pessoas, é fácil liderá-las.

 Exerço pouca influência na maneira como outras pessoas se comportam.

 

07

Os objetivos que conquisto são resultados de meus próprios esforços; sorte não tem nada com isso.

 às vezes, acho que tenho pouco a fazer com a situação apresentada.

 

08

Pessoas como eu podem mudar o curso do mundo dos negócios se nos fizermos ouvir.

 é apenas um pensamento esperançoso acreditar que alguém pode influenciar prontamente o que acontece no mercado.

 

09

Grande parcela do que acontece comigo é provavelmente uma questão de acaso.

 Sou senhor do meu destino.

 

10

Dar-se bem com pessoas é uma habilidade que deve ser exercitada.

 é quase impossível descobrir como agradar a certas pessoas.

 

 

Para que possamos proceder à análise dos resultados, confronte suas respostas com a tabela abaixo, anotando “0” ou “1” de acordo com a opção feita. Evidentemente, o somatório dos pontos deverá ser um número entre 0 e 10.

 

Questão

Alternativa A

Alternativa B

01

0

1

02

1

0

03

1

0

04

0

1

05

0

1

06

1

0

07

1

0

08

1

0

09

0

1

10

1

0

 

De posse de sua pontuação final, veja no quadro a seguir como pode ser classificado seu Centro de Controle, se Interno ou Externo.

 

Pontuação

Classificação

Locus de Controle

8 – 10

Interno Alto

Pessoas Internas

6 – 7

Interno Moderado

5

Misturado

 

3 – 4

Externo Moderado

Pessoas Externas

0 – 2

Externo Alto

 

 

Interpretando o Resultado

 

Esta atividade foi desenvolvida por companheiros da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento Empreendedor e reproduzida com autorização. Tenho utilizado, eventualmente, este exercício em minhas palestras e os resultados são sempre interessantes.

Pessoas com Centro de Controle Externo, ou seja, aquelas com pontuação entre 0 e 4 pontos, são pessoas muito influenciadas pelo mundo exterior. Para elas, o destino depende do que acontece à sua volta.

 

Os negócios não andam bem porque as taxas de juros estão muito elevadas, a Economia está recessiva, as Reformas ainda não foram votadas no Congresso, o conflito no Iraque está tomando proporções preocupantes, colocando em risco a estabilidade política e econômica do mundo globalizado.

 

A empresa não anda bem das pernas porque a alta direção não toma as decisões acertadas, os concorrentes apresentam produtos e preços melhores, o mercado não está comprador, os colegas não trabalham em sinergia dentro da empresa, os departamentos não se comunicam de forma efetiva.

 

O profissional não se recoloca no mercado de trabalho porque o desemprego é crescente e não há oferta de vagas, suas qualificações não são reconhecidas pelos selecionadores, os cursos de atualização são muito dispendiosos, os currículos enviados não são lidos, e somente através da indicação de terceiros é possível obter uma oportunidade para demonstrar talento e capacidade.

 

No pólo oposto, estão as pessoas com Centro de Controle Interno. Quem atingiu de 6 a 10 pontos enquadra-se neste grupo. São pessoas que realmente enxergam-se como donas de seu próprio futuro. Os fracassos são sua responsabilidade, decorrentes de ações inadequadas que invariavelmente levaram ao aprendizado. O sucesso, por sua vez, é fruto do trabalho, da ousadia, da criatividade, da perseverança, enfim, de todo um conjunto de atitudes vencedoras.

 

A Economia brasileira apresenta-se com sua estabilidade instável, mas isso não tem importância. Se os juros aumentarem ou a carga tributária for elevada, paciência. Vamos nos adequar. Se novos ataques terroristas assombrarem o mundo ou uma nova chaga ameaçar a saúde das pessoas no planeta, paciência. Vamos nos adaptar. Porque são ações que atingirão a todos indistintamente e sua intensidade dependerá da forma como reagirmos a elas.

 

A empresa está passando por um momento difícil, então vamos virar o jogo. Vamos observar as melhores práticas da concorrência e implementá-las. Ouvir mais os consumidores, diferenciar nossos produtos, agregar valor através de benefícios reais e percebidos. Melhorar um pouco mais a cada dia. Imaginar e inventar.

 

O profissional que busca recolocação procura traçar seus aspectos positivos, relaciona o perfil de empresa e do cargo que almeja ocupar, associa-se a parceiros profissionais e faz uso de sua rede de contatos para garimpar oportunidades, cuida de seu marketing pessoal e, especialmente, adota uma postura pró-ativa ciente de que sua adversidade é passageira e que o futuro que o espera é reflexo de suas próprias escolhas e atitudes e não de devaneios ou julgamentos de terceiros.

 

 

* Formação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA.

Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.

 

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Como citar e referenciar este artigo:
COELHO, Tom. Agir ou Reagir. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2008. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/agir-ou-reagir/ Acesso em: 29 mar. 2024