Conhecimento

O que levar e que roupa vestir numa audiência judicial

A audiência judicial é um momento extremamente importante para que seu processo seja julgado de maneira favorável, já que você irá se encontrar pessoalmente com o juiz que irá julgar sua causa. Por isso, no momento em que é marcada, surge a dúvida de como se vestir, o que levar e até mesmo como se portar durante a audiência para que se passe uma boa impressão ao juiz.

 As audiências são geralmente realizadas dentro do fórum, que exige certa formalidade. É indicado comparecer com roupas formais, tanto para mulheres quanto para homens. É indicado aos homens que se vistam de terno, com calça social e gravata, se possível. Às mulheres, terninhos vão bem, ou, caso não tenham, é melhor apostar na discrição, com roupas de cor neutra e sem decotes extravagantes.

 Como deve-se preferir roupa social, é indicado também o uso de sapato aos homens e sapatilha ou salto para as mulheres. Lembre-se: roupa social não é a mesma indica para as festas. Caso seu salto seja mais informal, prefira a sapatilha de cor neutra.

 Depois de separar bem as roupa, é preciso preparar a documentação necessária. Deve-se sempre levar consigo um documento de identificação com foto: pode ser a CNH, RG, carteira de trabalho ou até passaporte. Se você for advogado, deve levar também a carteira profissional e um instrumento de procuração.

 Já durante a audiência, será extremamente útil ter em mãos a lista de todos os documentos que comprovam os fatos alegados. Assim, caso surja alguma controvérsia durante a audiência acerca de algum fato, imediatamente se aponta qual prova consta no processo que demonstra que aquela situação de fato aconteceu.

 Além disso, é importante ser bem claro em tudo o que se fala para o juiz. Vale a pena investir numa boa narração dos fatos, de maneira clara, precisa e objetiva. Diga tudo o que aconteceu que demonstra que você tem direito àquilo que pede. Mas lembre: tudo o que for dito só terá validade se comprovado. Em hipótese alguma diga algo que não corresponda à verdade.

 Durante a audiência, é provável que a parte adversa alegue fatos que você entende que nunca aconteceram. Essa é a defesa deles e deve ser respeitada. Nos momentos de raiva, respire fundo e mantenha a compostura. Falar mais alto e se alterar durante a audiência não irá contribuir em nada para que você ganhe a causa. Tenha sempre em mente que o objetivo do processo é provar o seu direito e há instrumentos jurídicos que possibilitam isso.

 Fique tranquilo! A audiência é uma etapa do processo que o juiz está extremamente preparado para conduzir. Siga todas as instruções que o magistrado der ao longo da audiência e tudo irá se desenrolar sem complicações. 

Como citar e referenciar este artigo:
INVESTIDURA, Portal Jurídico. O que levar e que roupa vestir numa audiência judicial. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/o-que-levar-e-que-roupa-vestir-numa-audiencia-judicial/ Acesso em: 19 abr. 2024