Conhecimento

Concursos mais aguardados para o ano de 2016

Opa, beleza? Quem está escrevendo este artigo é o Guilherme Silveira do blog Dicas Sobre Concursos Públicos. O ano de 2016 já chegou e, com ele, a renovação da esperança de passar em um bom concurso público. No final de 2015 os concurseiros foram bombardeados com a história da suspensão dos concursos, o que levou muitos a desistirem do sonho da aprovação e continuarem trabalhando muito e ganhando pouco na iniciativa privada. Só permanecem no jogo aqueles que não se deixaram levar com as histórias de que os concursos iriam acabar e tudo mais que a imprensa brasileira falou.

Existe uma grande diferença entre os concursos realmente acabarem ( o que é impossível devido ao texto constitucional) e ocorrer um corte de gastos no executivo federal. O que ocorreu foi a segunda opção, o corte de gastos. Os concursos continuarão saindo em 2016, no entanto a frequência será menor e, talvez, alguns sejam adiados para 2017. Se você quer passar em concursos, leia esse artigo até o final e conheça os concursos mais aguardados para o ano de 2016!

Concurso da Caixa

Temos boas notícias para quem estuda para a área bancária! O concurso da Caixa está entre os concursos mais aguardados para o ano de 2016 e deve lançar edital em breve, já que a validade do último concurso se encerra em Junho e o prazo já foi prorrogado. Sendo assim, um novo concurso da Caixa deve ser organizado novamente pela banca Cespe/Unb, que em 2014 aplicou uma prova com 120 questões no estilo certo/errado, em que uma questão errada anula uma certa. A Cespe também cobrou redação na prova da Caixa realizada em 2014.

Polícia Federal – Agente e Administrativo

Outro concurso muito esperado para 2016 é o da polícia federal, o último concurso foi realizado em 2014 para agente e para a área administrativa. A expectativa é a de que a remuneração para nível médio seja superior a 4 mil reais. A prova para agente de polícia exige formação superior em qualquer área de atuação.

TRT e TRE

Para quem possui formação superior em direito, as chances serão grandes em 2016 nos concursos de TRT e TRE. Podemos destacar o TRT/SC que deve ter edital lançado em breve e o concurso do TRE/SP e do TRE/RJ que até o final do ano devem publicar edital. A remuneração inicial para analista judiciário é de R$8.800.

Uma outra boa maneira de você conseguir ser aprovado nesses concursos previstos é aprendendo com o curso estudo e memorização do Renato Alves.

Concurso do BACEN

O banco central deve lançar edital no segundo semestre de 2016, para prover vagas para nível médio e superior. A remuneração inicial é de 5 mil reais.

Banco do Brasil

O banco do brasil vai lançar edital para alguns estados do Brasil em 2016, são eles:  Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas. A remuneração inicial do cargo de escriturário é de R$ 3.280, sendo exigido somente o nível médio para concorrer ao cargo.

PRF

O outro concurso da área policial em 2016 é o da Polícia Rodoviária Federal. São esperadas pelo menos 1500 vagas para o cargo de policial rodoviário federal, e remuneração inicial é superior a 7 mil reais. Assim como no concurso da PF, quem costuma organizar os concursos da PRF é a Cespe/Unb.

Conclusão

Agora que você conhece os concursos mais aguardados para 2016, é hora de aprender a estudar de forma correta as principais disciplinas de concurso. Convido você para conhecer o Manual da Aprovação. Esse é um e-book que eu fiz para dar dicas sobre vários tópicos específicos das principais disciplinas como português, informática, RLM, Direito Administrativo e muitas outras, tudo com base no que as bancas de concurso vêm cobrando nas provas.

Um grande abraço e bons estudos!

Como citar e referenciar este artigo:
SILVEIRA, Guilherme. Concursos mais aguardados para o ano de 2016. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2016. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/concursos-mais-aguardados-para-o-ano-de-2016/ Acesso em: 18 abr. 2024