Conhecimento

Designer de moda ou estilista?

Como optar pelo curso adequado para quem tem uma vocação ligada à moda? Designer de moda ou estilista? Como entender as diferenças básicas no momento de optar por um curso? Existem muitas dúvidas entre ambas as profissões que acabaram sendo aglutinadas e designadas, hoje, de fashion designers, pois podem criar coleções utilizando sempre de bastante criatividade. Logo, no sentido literal não existiria diferença entre elas. Contudo, se formos analisar a função e o estudo necessário para desempenhar cada atividade são observadas diferenças básicas. Antes de mais nada, quem se forma em Design de Moda é um designer e quem cursa Estilismo é um estilista.

 

O designer de moda está voltado ao campo do design e o estilista está voltado ao campo da arte. O estilista é o profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas; já o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos etc. Enquanto o designer desenha as roupas e busca ideias inovadoras, o estilista cria as roupas desenhadas pelo designer e as lança no mercado.

 

Basicamente estas são as diferenças básicas entre um designer de moda e um estilista. Na prática, tais profissionais acabam fazendo o mesmo trabalho, um não é melhor que o outro, somente as áreas de estudo na formação profissional se diferenciam. Para ambas as profissões é  necessário ter conhecimento de modelagem, desenho, além de ter vocação para fazer pesquisas no sentido de identificar estilos e tendências. Os dois profissionais passaram a conviver entre si, tanto em suas denominações de cursos e profissionais como nas estruturas curriculares, em pesquisas acadêmicas e no desenvolvimento de produtos. Objetivo comum: inovação da moda com especial atenção às novas tendências no país e no mundo.

 

O designer de moda é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos de modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração etc. É um profissional que se preocupa com as questões objetivas e específicas dos produtos na hora da criação. Por sua vez, o estilista está mais relacionado com o campo da arte, visto como um artista livre para criar peças únicas.

 

Milka Wolff

www.museudamoda.com.br

 milka@milka.com.br

Milka Wolff é estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)

Como citar e referenciar este artigo:
WOLFF, Milka. Designer de moda ou estilista?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/designer-de-moda-ou-estilista/ Acesso em: 28 mar. 2024