Conhecimento

A Necessária Atualização do Conhecimento

Para você, qual a importância de estar atualizado profissionalmente?

O atual mercado de trabalho vive em constantes mudanças e hoje vivemos em uma época de uma busca constante de profissionais qualificados, daquele tipo que está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual. O cenário vivido hoje é obviamente muito diferente de antigamente, em uma época em que o profissional que se graduava em curso superior já estava preparado para enfrentar o mercado.

Hoje em dia, não basta ter somente o nível superior, é necessário se aperfeiçoar na sua área, buscando sempre o aprimoramento através de cursos, especialização e ferramentas necessárias para o seu crescimento profissional, além de estar sempre atualizado com os assuntos gerais.

Essa atualização deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade e condição prioritária dentro do exercício da profissão, pois a cada dia o mercado se torna seletivo e surge daí a necessidade de estar em constante evolução.

A previsão é a que competição empregatícia no mercado futuro de trabalho (em que se pese seja um futuro extremamente breve) vai se tornar exclusivamente para quem está atualizado e à frente de todas as tendências mercadológicas e globais. Por isso, esteja atualizado e faça a diferença sempre.

Mas como você profissional, pode se diferenciar dos demais? Aqui vão algumas dicas:

·       Faça uma grande atualização do seu conhecimento a cada dois anos, através de cursos que poderão aprimorar a especialização que você já fez, além de agregar novos conhecimentos ligados a área de sua especialização.

·       Participe de palestras, convenções, workshops e congressos frequentemente, pois estes eventos o ajudam a atualizar-se dia com maior constância, principalmente se você atua em uma área de grande mutação rotineira. Isso sem contar que é uma ótima oportunidade de se fazer novos contatos, expandir seu networking  e ter uma troca de conhecimentos.

·    Leia bastante, pois a leitura, além de fazer parte do dia a dia do profissional, proporciona não só conhecimento, como calma, tranquilidade e reflexão. Além do mais, profissionais que tem o hábito da leitura se destacam no mercado do trabalho, por estarem sempre atualizados e saberem escrever de uma forma mais interessante.

 

Diversos profissionais são muito bons tecnicamente, mas pecam na grande dificuldade em se comunicar. Por isso, qualquer aprendizado que possa utilizar em sua vida profissional é valido para manter a sua empregabilidade em alta.

 

Lembre-se: acompanhar as mudanças do mercado na sua área de atuação é compromisso do profissional que deseja agregar conhecimento e manter-se competitivo. Não importa o quanto conhecemos, sempre haverá muito a aprender.

Elaine Lacerda

 

Elaine Lacerda é analista de RH da Inrise Consultoria e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.

www.inriseconsultoria.com.br

Como citar e referenciar este artigo:
LACERDA, Elaine. A Necessária Atualização do Conhecimento. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/a-necessaria-atualizacao-do-conhecimento/ Acesso em: 29 mar. 2024